Pedagogia do Desporto

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01930150
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências e conhecimentos que permitem o acesso ao Ensino Superior na Área Científica. Conhecimentos básicos de Pedagogia Geral e História do Desporto.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino combinam a exposição teórica com trabalho de campo, dividido em observação de treino mediante ferramentas de registo e tratamento de informação e realização de entrevistas a treinadores. As atividades são realizadas por pequenos grupos de estudantes. Recursos vídeo são extensivamente utilizados para observação e demonstração de boas práticas. A pesquisa de páginas internet dedicadas a grupos de interesses(TGfU ou Game Sense) é também praticada.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina aborda os aspectos culturais e relacionais da prática do treino, a sua inserção na realidade social, as relações com os outros agentes desportivos, em especial através da figura do treinador, e com as instituições desportivas, clubes e escolas. Procura compreender os desportos e a competição, os mecanismos da aprendizagem desportiva de ponto de vista do desenvolvimento pessoal e a importância da preparação para a competição.

Os estudantes deverão estar aptos a analisar criticamente os vários contextos de prática que se lhes deparem profissionalmente.

Estágio(s)

Não

Programa

1)A Pedagogia do Desporto como ponto de encontro das Ciências do Desporto: passado, presente e futuro.

2) A qualidade no treino. Bom treino e treino eficaz. Importância da qualidade.

3) O treinador como agente central da Pedagogia do Desporto. Construção da filosofia do treinador. Ciclos de aprendizagem do treinador.

4)O treinador reflexivo. O treinador como especialista desportivo, inserido num processo de formação plurianual. As competências do treinador.

5) O processo de aprendizagem. Conhecer os atletas e como aprendem as técnicas desportivas. O “desenvolvimentismo” no treino desportivo e a identidade dos atletas.

6)Métodos gerais de aprendizagem. Heurístico e hermenêutioa, global e analítico.

7)Observação e análise do treino. Metodologias, preparação, informação a recolher e respetivo tratamento.

8)Construtivismo.Movimentos  Teaching Games for Understanding e Game Sense.

9)Contextos de prática. Importância da sua análise ecológica.

10) Formação e educação dos treinadores: um processo contínuo.

11) Percepção dos treinadores pelos atletas: efeitos sobre a motivação, o bem estar e o rendimento. Preparação para o treino. Preparação para a época desportiva. A participação do atleta na sua própria preparação.

12) Ética do treino. Necessidade de um código de ética para atletas e treinadores.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Eduardo Barros Gonçalves

Métodos de Avaliação

Contínua
2 frequências: 100.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Kretchmar, R. (2005). Practical Philosophy of Sport d Physical Activity. Champaign, Ill., Human Kinetics.

Cassidy, T., Jones, R. & Potrac, P. (2005). Understanding Sport Coaching. London, Routledge.

Martens, R. (1997). Successful Coaching. Champaign, Ill., Human Kinetics.

Jones, R. (2006). The Sports Coach as an Educator. London, Routledge

Moreno, P. & del Villar, F. ( 2004). El Entrenador Deportivo. Barcelona, INDE.

Gonçalves, CE, Coelho e Silva, M., Carvalho, H.M., Gonçalves, A. (2011) Why do they engage in such hard programs? The search for excellence in youth Basketball. Journal of Sports Science and Medicine, 10, 3, 458-464.

Light, R. (2008). Sport in the lives of young Australians. Sydney: Sydney University Press.

Jackson, B., Knapp, P., & Beauchamp, M. (2009). The coach-athlete relationship: A tripartite efficacy perspective. The Sport Psychologist, 23, 203–232.

Smoll, F., & Smith, R. (2002). Coaching behavior research and intervention in youth sports. In F. Smoll and R. Smith (Eds.), Children and youth in sport: A biopsychosocial perspec­tive (pp. 211–234). Dubuque, IA: Kendall/Hunt.

Gonçalves C.E., Coelho e Silva, Cruz J (2010) Efeito da Experiência do Treinador sobre o Ambiente Motivacional e Pedagógico no Treino de Jovens. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte – São Paulo. Vol 24 (1): 15-25.