Sociologia da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
01930106
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas expositivas com recurso ao diálogo socrático.

Aulas práticas de trabalho em grupo e resolução de fichas de trabalho.

Leitura individual e discussão orientada de textos de leitura obrigatória.

A disciplina pode ser realizada por avaliação contínua ou por exame.

Resultados de Aprendizagem

a) Analisar os fenómenos sociais segundo o princípio metodológico de compreender e explicar o social pelo social;

b) Desenvolver o carácter relacional do conhecimento científico em ruptura com as representações espontâneas sobre a sociedade;

c) Desenvolver o espírito crítico por intermédio do gosto pelo exercício crítico da razão científica;

d) Desenvolver problemas de pesquisa sobre situações educativas concretas;

e) Incrementar a interdisciplinaridade pela exercitação da relação entre dimensões de natureza social, cultural e económica.

f) Compreender a génese da escola de massas em Portugal, integrando-a no processo de globalização dos sistemas educativos mundiais.

g) Conhecer as teorias e os modelos de análise das desigualdades sociais e das desigualdades escolares.

h) Analisar o currículo escolar como forma seletiva e arbitrária de regulação cultural.

i) Relacionar a cultura escolar com as culturas juvenis e o mercado de trabalho.

Estágio(s)

Não

Programa

Tema I – A Escola portuguesa e a globalização da escola de massas:

1. Génese da escola de massas.

2. A escola de massas em Portugal.

3. O caso do Ensino Secundário Unificado.

Tema II – Escolarização e sistema social:

1. Da procura optimista à procura desencantada de educação: o insucesso escolar e as desigualdades sociais face à educação.

2. O género: vantagens femininas no contexto escolar e vantagens masculinas no sistema de emprego.

3. A etnia: a imigração, o etnocentrismo e o multiculturalismo.

4. Desigualdades sociais e desigualdades escolares: o caso da avaliação.

Tema III – Educação e cultura:

1. O currículo como violência simbólica.

2. Alta cultura, cultura popular, cultura de massas e cultura escolar.

3. O estatuto contemporâneo do corpo e da Educação Física.

Tema IV – Escola, trabalho e culturas juvenis:

1. Escolarização e sistema económico: relações não lineares.

2. Da escola ao trabalho: as trajetórias para a vida adulta.

3. As culturas de juventude e a transição para a vida adulta.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Adelino Machado Gomes

Métodos de Avaliação

Contínua
Dois testes escritos : 50.0%
4 fichas de trabalho nas aulas práticas : 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

BENAVENTE, A., CAMPICHE, J., SEBASTIÃO, J., SEABRA, T.(1994). Renunciar à escola. O abandono escolar no ensino básico. Lisboa: Fim de Século.

BOUDON, R.(1990). Dicionário de Sociologia. Lisboa: Publ. D. Quixote.

CABRAL, M.V., PAIS, J.M.(1998). Jovens portugueses de hoje. Oeiras: Celta.

CORREIA, J.A.(1998). Para uma Teoria Crítica da Educação. Porto: Porto Editora

GOMES, R.(1993). Culturas de Escola e Identidades dos Professores. Lisboa: Educa.

GOMES, R.(2001). A Globalização da Escola de Massas: Perspectivas Institucionalistas e Genealógicas. Revista Crítica de Ciências Sociais, 61, 135-167.

GOMES, R.(2005). O Governo da Educação em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade.

GRÁCIO, S. (1997). Dinâmicas de escolarização e das oportunidades sociais. Lisboa: Educa.

MAGALHÃES, A.M.(1998). A escola na transição pós-moderna. Lisboa: IIE.

PINTO, M.C.A.(1995). Sociologia da Escola. Lisboa: McGraw-Hill.