Desenvolvimento e Adaptação Motora

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01930082
Área Científica
Ciências da Actividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia, Matemática.

Métodos de Ensino

O curso terá uma sessão semanal de 90 minutos essencialmente expositiva e seguindo um modelo de aula plenária.  Complementarmente e também semanalmente, os alunos possuem uma segunda aula de contacto com os docentes, organizada por turma, onde se privilegia a resolução de problemas.  Por fim, os alunos terão acesso à aquisição de textos de apoio originais preparados pela equipa de docentes.

Resultados de Aprendizagem

[1] Perceber os pressupostos ecológicos do desenvolvimento motor;

[2] Descrever o ciclo de vida à luz das aquisições e refinamentos de padrões e habilidades no domínio motor;

[3] Utilização de conceitos e instrumentos necessários ao estudo da variabilidade humana

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Limites e conteúdos do desenvolvimento motor. Taxonomia do movimento humano.

[2] Teorias do desenvolvimento.

[3] Interpretação das principais transformações da primeira infância. Principal actividade reflexa. Reacções posturais. Conceito de “motor milestones”.

[4] Princípios do movimento e estabilidade.

[5] Padrões motores fundamentais.

[6] Desenvolvimento de habilidades manipulativas. Tipo de pegas e exploração das propriedades dos objectivos. Agarrar. Driblar. Grelhas de observação da proficiência motora . Habilidades motoras balísticas.

[7] Avaliação das habilidades motoras em contexto desportivo. 

[8] Avaliação da capacidade de coordenação corporal - bateria KTK.

[9] Conceito de aptidão física ligada às capacidades atléticas e aptidão física ligada à saúde.

[10] Estudos epidemiológicos.

[11] Actividade física, exercício físico e dispêndio energético.

[12] Equação energética diária. Utilização do diário de três dias. Estimativa do consumo calórico a partir do questionário de frequência alimentar.

[13] Auto-conceito corporal. Medos e receios relativos ao corpo. Convicções e crenças referenciadas à saúde.

[14] Culturas juvenis. Desordens do estilo de vida na adolescência: distúrbios alimentares, hábitos de sono.

Docente(s) responsável(eis)

Vasco Parreiral Simões Vaz

Métodos de Avaliação

Contínua
Duas fichas práticas de resolução de problemas e uma prova oral: 100.0%

Bibliografia

Coelho e Silva C, Rodrigues A, Figueiredo A, Malina RM (2005). Actividade física com intensidade moderada e vigorosa em adolescentes - estimativa multimétodo. In RAM Gomes (coordenação). Os Lugares do Lazer. Lisboa. Instituto do Desporto de Portugal. Lisboa, 21-38.

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Safrit M (1995). Complete guide to youth fitness testing. Champaign, Illinois. Human Kinetics.