Língua Francesa II

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01620614
Área Científica
Língua Estrangeira
Língua de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se para frequentar a disciplina de Língua Francesa II os níveis mínimos de A1 do QECRL ou ter frequentado com aproveitamento Língua Francesa I. 

Métodos de Ensino

De forma a desenvolver a produção oral, os estudantes deverão simular um diálogo numa situação concreta da vida quotidiana. Para melhorar a compreensão oral, serão feitos exercícios de compreensão a partir da audição de conferências, debates, entrevistas, jornais televisivos ou radiofónicos (TV5 Monde, RFI…).

A partir da redação de cartas ou textos expositivos, o estudante desenvolverá a sua competência de produção escrita.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes deverão adquirir o nível A2.1 de competências do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):  revisão dos pontos fulcrais da gramática, consolidação do vocabulário, desenvolvimento da compreensão textual, melhoramento da capacidade auditiva, familiarização com a escrita Académica e aperfeiçoamento da Produção oral:

- É capaz de compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, tratando-se de aspetos familiares em contextos de: trabalho, escola, tempos livres, etc.

- É capaz de participar na maior parte das situações que podem ocorrer em viagem, numa região onde a língua alvo é falada.

- É capaz de organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse.

- É capaz de relatar acontecimentos, experiências, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia.

Estágio(s)

Não

Programa

Compétences grammaticales

1.Expression de la quantité

2.Pronoms compéments direct et indirects

3.La comparaison

4.La durée dans le futur: futur proche/futur simple

5.Caractériser une action: adverbes et formes en -ant

6.La négation (suite) et la restriction

7.Les pronoms relatifs qui/que

8.Les temps du passé: passé compose/imparfait

9.Accord du participle passé

10.Le conditionnel présent

11.La place des adjectifs

              Compétences actionnelles

1.Communiquer lors de taches simples et habituelles ne demandant qu’un échange d’informations simple et direct sur des sujets et des activités familiers

2.Organiser une réception

3.S’amuser

4.Faire/présenter un projet

5.Chercher du travail: faire un CV, preparer un entretien d’embauche

6.Travailler au quotidien (gérer les relations humaines/observer un règlement.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Elisabeth Pedrosa Alves Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação / Trabalhos de casa: 25%: 25.0%
1 produção oral (apresentação de um trabalho em sala de aula) 25%: 25.0%
1 frequência 50% (25% compreensão oral + 25% compreensão escrita): 50.0%

Bibliografia

Jornais: Le Monde, Le Monde diplomatique, Le Courier International, etc.

Institut Français des Relations Internationales (Paris-Bruxelles) : http://www.ifri.org/

http://www.diploweb.com/

http://www.diplomatie-presse.com/

http://www.facebook.com/geopolitique

http://www.frstrategie.org/barreCompetences/espace/espace.php

http://www.rfi.fr

http://www.tv5.org

http://ec.europa.eu/sitemap/index_fr.htm

Francês lingua Geral:

http://www.lepointdufle.net/

Evelyne Bérard, Grammaire du Français, Les éditions Didier, Paris 2006.

Compréhension orale 2, Paris, Clé International, 2007

Communication progressive du français - niveau intermédiaire, Paris, Clé International.

Grammaire essentielle du français A1/A2, Collection 100% FLE, Paris, Ed. Didier

Dictionnaire bilingue ou unilingue, Larousse/ Le Robert.