Língua Francesa II

Ano
2
Ano lectivo
2014-2015
Código
01620614
Área Científica
Língua Estrangeira
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

De forma a desenvolver a oralidade, os estudantes em avaliação mista deverão apresentar oralmente um trabalho sobre uma temática desenvolvida numa das unidades curriculares do segundo ano da Licenciatura de Relações Internacionais utilizando a bibliografia, em francês, aconselhada pelos docentes. Para melhorar a compreensão oral, serão feitos exercícios a partir da audição de conferências, debates, entrevistas, jornais televisivos ou radiofónicos. A leitura e análise lexical e gramatical de textos sobre a temática das Relações Internacionais permitirão um estudo do léxico e da morfossintaxe da língua. A partir da redação de cartas ou textos expositivos, o estudante desenvolverá a sua competência escrita. Os vários exercícios propostos versam sobre as quatros competências do QECR sujeitas a avaliação no exame final da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes deverão adquirir o nível B2 de competências do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Os conteúdos programáticos estarão sempre interligados com a área disciplinar de Relações Internacionais e são os seguintes: revisão dos pontos fulcrais da gramática, consolidação do vocabulário, desenvolvimento da compreensão textual, melhoramento da capacidade auditiva, familiarização com a escrita académica e aperfeiçoamento da produção oral diplomática, de modo a atingir os conteúdos de aprendizagem do QECR.

Estágio(s)

Não

Programa

Comunicar e compreender as ideias principais em textos simples ou complexos sobre assuntos concretos ou abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. Dar as ferramentas necessárias para poder comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, saber exprimir-se de modo claro e o mais pormenorizadamente possível sobre uma grande variedade de assuntos e argumentar sobre temas da atualidade (como por exemplo tratados, declarações, protocolos, conflitos bélicos e sociais; etc.).

Docente(s) responsável(eis)

Maria Elisabeth Pedrosa Alves Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação mista
deverão apresentar oralmente um trabalho sobre uma temática desenvolvida numa das unidades curriculares : 100.0%

Regime geral
Exame: 100.0%

Bibliografia

Specific French

Além da Bibliografia em Francês de outras unidades curriculares, aconselha-se:

 

Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 mots de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3829

Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 lieux de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3830

 

Newspapers:

Le Monde, Le Monde diplomatique, Le Courier International, L’Express, Le Nouvel Observateur, Le Point, La Croix, Le Figaro, Le Parisien. Le Figaro