Gestão pela Qualidade Total

Ano
3
Ano lectivo
2024-2025
Código
01620360
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O tratamento dos vários temas será feito através da combinação de metodologias expositivas e de metodologias interativas e participativas, baseadas na análise crítica de um conjunto de casos e exercícios, muitos deles reais. Espera-se que os estudantes se envolvam em diversas atividades e assumam a apresentação de alguns casos.

No âmbito de cada tema abordado, para além da bibliografia base, são sugeridos artigos de opinião e analisados testemunhos publicados em revistas profissionais ou disponíveis em formatos audiovisuais. 

Resultados de Aprendizagem

Encarando a Qualidade como uma filosofia de gestão apoiada num conjunto de metodologias, visa-se dotar os estudantes com os conhecimentos fundamentais para que dominem a terminologia própria da área, compreendam a natureza de problemas operacionais que comprometem a qualidade de produtos e serviços, e saibam aplicar algumas técnicas e ferramentas de melhoria dos processos e dos sistemas.
Em particular, pretende-se que os estudantes:
• Desenvolvam uma perspetiva multidimensional e interdisciplinar da Qualidade;
• Identifiquem principios e práticas organizacionais que suportem o compromisso com a Qualidade;
• Conheçam os principais requisitos e etapas a seguir na conceção e implementação de Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
• Se revelem capazes de selecionar e aplicar ferramentas e metodologias adequadas às caraterísticas dos problemas;
Compreendam os impactos da qualidade (e da não qualidade) na sustentabilidade em diferentes planos.

Estágio(s)

Não

Programa

(1) Movimento da Qualidade. Origens e evolução do conceito. Da qualidade dos produtos à qualidade organizacional.

(2) Princípios da Qualidade. Foco no cliente, envolvimento de todos e melhoria.

(3) Qualidade em Serviços: especificidades e determinantes.

(4) Garantia da Qualidade. Normas internacionais para a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança . Estrutura e requisitos das normas ISO 9001, 14001 e 45001.O fenómeno da certificação à escala internacional.

(5) Resolução de problemas e o ciclo PDCA. As 7 ferramentas básicas.

(6) Fundamentos do Controlo Estatistico da Qualidade. Cartas de controlo de atributos e de variáveis.

(7) Abordagens integradas para o combate ao desperdício: 5S, Lean e Seis Sigma.

(8) Desafios e motivações para a implementação da Qualidade Total em diferentes contextos.

Docente(s) responsável(eis)

Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e Sá

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

EVANS, James R. ; LINDSAY, William M. - Managing for quality and performance excellence. Eleven ed.. Mason : South-Western/Cengage Learning, 2019.

PIRES, António Ramos – Sistemas de gestão da qualidade : ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria, serviços, administração pública e educação. Lisboa : Edições Sílabo, 2ª edição, 2016.

ROSA, Maria João; SÁ, Patrícia Moura e & SARRICO, Cláudia (Org.) – Qualidade em Ação. Lisboa: Sílabo 2014.