Gestão pela Qualidade Total
3
2023-2024
01620360
Gestão
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O tratamento dos vários temas será feito através da combinação de metodologias expositivas e de metodologias interativas e participativas, baseadas na análise crítica de um conjunto de casos e exercícios, muitos deles reais. Espera-se que os estudantes se envolvam em diversas atividades e assumam a apresentação de alguns casos.
No âmbito de cada tema abordado, para além da bibliografia base, são sugeridos artigos de opinião e analisados testemunhos publicados em revistas profissionais ou disponíveis em formatos audiovisuais.
Resultados de Aprendizagem
Encarando a Qualidade como uma filosofia de gestão apoiada num conjunto de metodologias, visa-se dotar os estudantes com os conhecimentos fundamentais para que dominem a terminologia própria da área, compreendam a natureza de problemas operacionais que comprometem a qualidade de produtos e serviços, e saibam aplicar algumas técnicas e ferramentas de melhoria dos processos e dos sistemas.
Em particular, pretende-se que os estudantes:
• Desenvolvam uma perspetiva multidimensional e interdisciplinar da Qualidade;
• Identifiquem principios e práticas organizacionais que suportem o compromisso com a Qualidade;
• Conheçam os principais requisitos e etapas a seguir na conceção e implementação de Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
• Se revelem capazes de selecionar e aplicar ferramentas e metodologias adequadas às caraterísticas dos problemas;
Compreendam os impactos da qualidade (e da não qualidade) na sustentabilidade em diferentes planos.
Estágio(s)
NãoPrograma
(1) Movimento da Qualidade. Origens e evolução do conceito. Da qualidade dos produtos à qualidade organizacional.
(2) Princípios da Qualidade. Foco no cliente, envolvimento de todos e melhoria.
(3) Qualidade em Serviços: especificidades e determinantes.
(4) Garantia da Qualidade. Normas internacionais para a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança . Estrutura e requisitos das normas ISO 9001, 14001 e 45001.O fenómeno da certificação à escala internacional.
(5) Resolução de problemas e o ciclo PDCA. As 7 ferramentas básicas.
(6) Fundamentos do Controlo Estatistico da Qualidade. Cartas de controlo de atributos e de variáveis.
(7) Abordagens integradas para o combate ao desperdício: 5S, Lean e Seis Sigma.
(8) Desafios e motivações para a implementação da Qualidade Total em diferentes contextos.
Docente(s) responsável(eis)
Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e Sá
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
EVANS, James R. ; LINDSAY, William M. - Managing for quality and performance excellence. Eleven ed.. Mason : South-Western/Cengage Learning, 2019.
PIRES, António Ramos – Sistemas de gestão da qualidade : ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria, serviços, administração pública e educação. Lisboa : Edições Sílabo, 2ª edição, 2016.
ROSA, Maria João; SÁ, Patrícia Moura e & SARRICO, Cláudia (Org.) – Qualidade em Ação. Lisboa: Sílabo 2014.