Gestão pela Qualidade Total

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
01620360
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O tratamento dos vários temas será feito através da combinação de metodologias expositivas e de metodologias interativas, baseadas na análise crítica de um conjunto de casos e exercícios. Espera-se que os/as alunos/as assumam a apresentação de alguns casos e participem ativamente na discussão de vários textos.

No âmbito de cada tema abordado são sugeridos artigos de revistas científicas e de revistas profissionais. Esses artigos devem servir de base à preparação dos casos. Frequentemente são enunciadas questões em aberto, as quais podem sugerir pistas para trabalhos de investigação na área.

A avaliação é feita através de um regime misto que integra: a realização de um exame final (35%), a apresentação e discussão de casos em grupo (35%), a elaboração de um trabalho individual (20%) e a valorização da participação nas aulas (10%).

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa dotar os estudantes com os conhecimentos fundamentais da Gestão da Qualidade que lhes permitam dominar a terminologia própria e conhecer os referenciais de implementação da qualidade (entre os quais as normas ISO e os modelos de excelência), bem como serem capazes de conceber processos de autoavaliação organizacional.

Pretende-se desenvolver nos estudantes uma perspetiva sistémica e holística da Qualidade, através da articulação dos seus princípios-base e da avaliação crítica dos seus fundamentos, e espera-se que no final sejam capazes de desenhar estratégias que permitam transpor para o contexto organizacional as práticas de Qualidade Total e que consigam aplicar um conjunto de metodologias e ferramentas – básicas e mais avançadas - de suporte à melhoria contínua, sejam elas de controlo ou de planeamento da qualidade.

Estágio(s)

Não

Programa

Numa perspetiva de melhoria sustentada da performance organizacional, a Qualidade Total assumiu-se como uma filosofia de gestão assente num conjunto de princípios e de metodologias de implementação. Nesta u.c. são analisados os componentes técnicos e organizacionais da Qualidade Total e são apresentados alguns dos seus instrumentos e ferramentas de avaliação e melhoria.

São especificamente abordados os seguintes temas: (1) Evolução do Conceito de Qualidade e principais marcos na Gestão pela Qualidade Total (2) Princípios fundamentais da Gestão pela Qualidade Total (3) A Qualidade nos Serviços; (4) Referenciais internacionais para a implementação e avaliação da Qualidade: as normas ISO e os Modelos de Excelência; (5) Autoavaliação e certificação; (6) Ferramentas e metodologias da Qualidade; (7) Fundamentos do Seis Sigma; (8) A Qualidade na conceção de produtos e serviços; e (9) Qualidade na Administração Pública, na Saúde e no Ensino.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas : 10.0%
elaboração de um trabalho individual : 20.0%
Exame: 35.0%
Apresentação e discussão de casos em grupo : 35.0%

Bibliografia

EVANS, James R.; LINDSAY, William M. – Managing for quality and performance excellence. 8th ed. Mason: South-Western Cengage Learning, 2010.

KANJI, Gopal K.; SÁ, Patrícia Moura e, - Performance measurement: the path to excellence. Leeds: Wisdom House Publications, 2006.

MANUAL prático para a certificação e gestão da qualidade com base nas normas ISSO 9000:2000: um guia com os métodos e processos mais modernos. Coordenação Ana Luísa Paiva, Lurdes Capelas; António Castilho [et al.]. Manual Prático para a Certificação e Gestão da Qualidade com Base nas Normas ISO 9000:2000. Maio 2006. Lisboa: Verlag Dashöfer-Edições Profissionais,2006.