Aplicações de Economia Industrial
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2023-2024
02639538
Economia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Organização Industrial, Inglês.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino baseia-se no aproveitamento das aulas para a aplicação de esquemas de avaliação contínua assentes em um teste, trabalhos de grupo e apresentações orais e conferências proferidas por personalidades convidadas, ligadas aos setores regulados/reguladores ou investigadores sobre as temáticas abordadas.
Resultados de Aprendizagem
Como unidade curricular aplicada de Economia Industrial procura apresentar o quadro conceptual da regulação económica aplicando-o a contextos específicos de utilities. Os estudantes devem ser capazes de:
(i) Justificar a existência de regulação económica
(ii) Identificar as principais falhas de mercado
(iii) Manipular os mecanismos de regulação do monopólio natural
(iv) Entender a regulação em contexto de informação assimétrica
(v) Apreciar os impactos da reforma das indústrias de rede
(vi) Aplicar estas noções a algumas utilities
Os estudantes devem ainda desenvolver capacidades genéricas de comunicação oral e escrita e de trabalhar em grupo.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Justificações para a regulação;
2. Monopólio natural e a subaditividade da função custo;
3. Falhas de Mercado;
4. Formas de regulação do monopólio natural;
5. Regulação e assimetria da informação;
6. A reforma regulatória das indústrias de rede;
7. Regulação, equilíbrio financeiro e equidade;
8. Estudo de vários sectores regulados.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
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BAPTISTA, Jaime M. - Uma abordagem regulatória integrada (ARIT-ERSAR) para os serviços de águas e resíduos. Lisboa : Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, 2014.
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LAFFONT, Jean-Jacques ; TIROLE, J. – A theory of incentives in procurement and regulation. Cambridge, Mass. : MIT Press, 1994.
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MOTTA, M. – Competition policy : theory and practice. Cambridge : Cambridge University Press, 2004.
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