Análise de Classes e Transformação Social

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02637582
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os doutorandos deverão possuir sólidos conhecimentos sociológicos e de outras ciências sociais adquiridos noutros níveis de ensino ou, no caso de quadros ou líderes profissionais ou sindicais, que a experiência adquirida lhes tenha fornecido a base de formação necessária a uma melhor formação nesta área temática. Qualquer contacto anterior com a teoria e a epistemologia em uso pelas ciências sociais será importante para esta unidade curricular. 

Métodos de Ensino

O método de ensino consta de um planeamento das sessões, com indicação prévia dos temas, autores e materiais em discussão, as quais decorrem sob o signo da participação ativa dos estudantes. As aulas dividem-se em duas partes, sendo a primeira de apresentação conceptual pelo docente, clarificando conceitos, teorias e situando os termos do debate; a segunda parte consta de uma curta apresentação oral realizada por um estudante, previamente agendada. 

Resultados de Aprendizagem

A presente unidade curricular pretende levar os estudantes a entender a base sociológica e socioeconómica das contradições e das classes sociais nas atuais sociedades capitalistas. Importa evidenciar o carácter estrutural das desigualdades sociais e das classes no capitalismo global; ou seja, a «Análise de Classes», enquanto corrente teórica de inspiração marxista, analisa criticamente a sociedade procurando interpretar os novos contornos e processos de luta coletiva, cujas contradições continuam a evidenciar a forte tensão entre capitalismo e democracia. Toda a reflexão e discussão teórica em torno destes temas terá como pano de fundo as tendências recentes na Europa e no mundo, primeiro, com a força dos mercados globais e os sistemas produtivos, depois, com o aprofundar da crise e da austeridade, voltando a colocar a análise de classes no centro das atenções. 

Estágio(s)

Não

Programa

A teoria de classes de Erik Olin Wright

Estado, trabalho e sociedade

Capitalismo, trabalho e sindicalismo

Trabalho e classes no Brasil e no Mundo

Capitalismo, trabalho e precariedade

Democracia e movimentos sociais

Classes, precariedade e ação coletiva na Europa

O Precariado: crise e alternativas. 

Docente(s) responsável(eis)

Elísio Guerreiro do Estanque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

ANTUNES, Ricardo - Adeus ao trabalho? : ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 15a ed., 2a reimp.. São Paulo: Cortez, 2013.

CABRAL, Manuel Villaverde, , Jorge Vala, André Freire (orgs.) – Desigualdades sociais e percepções de justiça. Lisboa, ICS- Imprensa de Ciências Sociais, 2003. p. 35-68.

COSTA, António Firmino da - Desigualdades sociais contemporâneas. Lisboa : Mundos Sociais, 2012. CROMPTON, Rosemary - Class and stratification. 3rd ed., repr.. Cambridge : Polity Press, 2014.

EDER, Klaus - A classe social tem importância no estudo dos novos movimentos sociais?. Revista Brasileira de Ciências Sociais [Em linha]. Vol. 16, no 46 (2001), p. 5-27.

ESPING-ANDERSEN, Gosta (ed.) – Changing classes : stratification and mobility in post-industrial societies.

London: Sage Publications, 1993. p. 225-241.

WRIGHT, E. O., Classes. London. Verso, 2005.