Seminário de Acompanhamento de Estágio
2
2018-2019
02637275
Sociologia
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aplicam-se os requisitos gerais de acesso a este programa de mestrado.
Métodos de Ensino
Em regime de seminário, as metodologias ativas constituem a base dos métodos de ensino. A iniciativa dos/as estudantes será exigida tanto dentro como fora da sala de aulas. As atividades a desenvolver incluem: Discussão de bibliografia sobre estratégias de abordagem, integração, investigação e aprendizagem em organizações; Levantamento da bibliografia e dados sobre os contextos e problemáticas a explorar nos estágios/projetos; Definição, apresentação e discussão dos projetos/planos individuais.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo deste seminário é aprofundar conhecimentos de natureza teórica, metodológica, analítica e técnica sobre dimensões do desempenho profissional no âmbito da Sociologia. Visa, ainda, preparar os/as estudantes para a integração numa organização para aí realizarem um estágio curricular ou o projeto que lhes servirá de base ao seu Relatório de Estágio ou Projeto Profissionalizante, através da partilha de experiências e discussão de metodologias e de estratégias de abordagem.
Ao longo do semestre, espera-se que os/as estudantes saibam: planificar um de estágio ou projeto profissionalizante; utilizar instrumentos teóricos e metodológicos adaptados aos seus projetos de trabalho; como inserir-se numa organização, através da sensibilização para os problemas da integração e da observação num coletivo organizado; analisar as experiências de estágio e contextos organizacionais em que se inserem; e elaborar um relatório de estágio.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Introdução aos desafios de realizar um Estagio ou um Projeto
- A relação de estágio e os estilos de aprendizagem – expectativas de estagiárias/os e supervisoras/es
- Estratégias de abordagem e de integração numa organização – boas práticas
- Caracterizar uma organização – fontes, metodologias e dimensões
- Casos práticos
- O plano de estágio/projeto – componentes e objetivos
- A Sociologia Aplicada – Definição, modelos, finalidades e ferramentas
- Regras para bem redigir um relatório
- Casos práticos
Docente(s) responsável(eis)
Maria Paula Abreu Pereira da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas : 10.0%
Apresentações orais : 30.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
BRYMAN, Alan & Emma Bell, Business research methods. Oxford University Press, 2007. [BP 658 BRY].
BUCHANAN, David; D. BODDY & J. MCCALMAN, “Getting in, getting on, getting out, and getting back”. Doing research in organizations. Ed. A. Bryman. Routledge, 1988. 53-67 [303 DOI].
FENSTERMAKER, Sarah & Nikki Jones, (eds.), Sociologists Backstage: Answers to 10 Questions about What They Do. Routledge, 2011.
PRICE, Jammie, R. STRAUS & J. BREESE, Doing Sociology, Lexington Books, 2009.
REIS, Felipa L., Como elaborar uma dissertação de mestrado. PACTOR, 2010. [BP 001.8 REI].
MIX or match? : New apprentices ‘learning styles and trainers’ preferences for training in workplaces. Roger Harris [et al.] Adelaide: Nat Centre Vocat Educ Res, 2006. [em linha: WWW.ncver.edu.au/research/proj/nr3014.pdf].
STEELE, S, AnneMarie SCARISBRICK-HAUSER & William J. HAUSER, Solution-Centered Sociology: Addressing Problems, Sage, 1999. [em linha: http://www.aacc.edu/socgeo/solutioncentered.cfm].