Comportamento do Consumidor
1
2024-2025
02662120
Marketing
Português
Presencial
TRIMESTRAL
2.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A unidade curricular assenta na discussão colectiva de um conjunto de temas, apoiada na bibliografia seleccionada, em materiais complementares preparados pelo docente para cada sessão e na mobilização das experiências e conhecimentos dos/as estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se analisar o comportamento do consumidor e as suas motivações, princípios de aprendizagem, perceções e influências de grupo. A cadeira terá como objetivo sumariar as contribuições da ciência comportamental e social para o comportamento do consumidor, assim como dar uma breve abordagem dos procedimentos de pesquisa de mercado utilizados para obter dados de comportamento do consumidor.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução ao comportamento do consumidor.
a. O comportamento do consumidor enquanto ciência interdisciplinar.
b. Estudos de mercado para estudo do comportamento do consumidor.
2. A aplicação dos princípios do comportamento do consumidor ao marketing estratégico
3. O consumidor enquanto indivíduo.
a. A motivação como a força motriz que conduz à ação.
b. As perceções.
c. O processo de aprendizagem, a memória e o envolvimento do consumidor. Os princípios básicos da aprendizagem.
d. A natureza das atitudes. O modelo estrutural das atitudes. A mensuração de atitudes.
4. Os consumidores enquanto decisores.
a. O processo de tomada de decisão.
b. Influências de grupo e liderança de opinião.
c. O processo de decisão da família.
d. O processo de decisão organizacional.
Docente(s) responsável(eis)
Cristela Maia Bairrada
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Schiffman, L. G., & Kanuk, L. L. (2007) Consumer Behavior (9th ed.). PearsonMichael Solomon. “CONSUMER BEHAVIOUR” (8th Ed.), Pearson Prentice-Hall.J. Engel, R. Blackwell, P. Miniard. “CONSUMER BEHAVIOUR” (10th ed). Dryden Press.