Análise e Tratamento de Dados

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02661919
Área Científica
Estatística
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia engloba aulas expositivas, com recurso a meios audiovisuais e aulas práticas em sala de informática. Procura-se promover uma aprendizagem ativa e participada, privilegiando a interação, no sentido de melhor compreender a lógica que antecede a utilização dos testes estatísticos. A avaliação de conhecimentos é feita através da realização de um trabalho escrito (80%) e da sua apresentação e discussão na turma (20%). A classificação é atribuída de zero a vinte valores, sendo a aprovação garantida com a classificação mínima de dez valores. A classificação final é a que resulta da média ponderada do documento escrito e da apresentação/discussão.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta unidade curricular é sensibilizar para a importância das metodologias de análise de dados no âmbito da investigação em ciências da saúde. Além disto, pretende proporcionar uma perspetiva global das diversas fases do processo de investigação experimental que antecedem a análise de dados propriamente dita, desde a formulação do problema a estudar até às técnicas de colheita de dados, passando pelo delineamento da estratégia de investigação, escolha e operacionalização de variáveis e método de amostragem. Por fim, é criada uma maior familiarização com os procedimentos estatísticos, nomeadamente os métodos descritivos simples, os testes de hipóteses para estudo de comparação e associação entre variáveis. No final do curso, os estudantes estarão aptos a, de forma autónoma, fazer o tratamento estatístico de que necessitarem para preparação da dissertação e, posteriormente, na sua vida profissional.

Estágio(s)

Não

Programa

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA – Conceitos básicos. A natureza dos dados. Usos e abusos da Estatística. Etapas de um estudo estatístico. Desenhos de experiências ANÁLISE DE DADOS EM SPSS – Criação de base de dados. ESTATÍSTICA DESCRITIVA UNIVARIADA – Pensar em termos estatísticos. Organização e apresentação de dados. Indicadores de localização central e de dispersão. Coeficiente de variação. Indicadores de assimetria e achatamento CORRELAÇÃO, REGRESSÃO E INDEPENDÊNCIA – Correlação linear. Modelos de regressão linear simples. ESTATÍSTICA INFERENCIAL – Estimação e testes de hipóteses. Inferência em relação à média. Diferença entre médias AJUSTAMENTO E INDEPENDÊNCIA – Teste de independência e teste do qui-quadrado. ESTATÍSTICA MULTIVARIADA – Análise de componentes principais. Análise fatorial.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Augusto Melo Lopes Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação de conhecimentos é feita através da realização de um trabalho escrito (80%) e da sua apresentação e discussão na turma (20%). A classificação é atribuída de zero a vinte valores, sendo a aprovação garantida com a classificação mínima de dez valores. A classificação final é a que resulta da média ponderada do documento escrito e da apresentação/discussão.: 100.0%

Bibliografia

Lisboa JV, Augusto MG, Ferreira PL. Estatística aplicada à gestão. Porto: Vida Económica, 2012.

Maroco J. Análise estatística: com utilização do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo, 2010.

Pestana MH, Gageiro JN. Análise de dados para ciências sociais, a complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo, 2008.

Ferreira PL. Análise e tratamento de dados – Apontamentos e guiões para as aulas. Coimbra: FEUC, 2011.