História da Educação
1
2019-2020
01930046
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas expositivas com recurso ao diálogo socrático.
Aulas práticas de trabalho em grupo e resolução de fichas de trabalho.
Leitura individual e discussão orientada de textos de leitura obrigatória.
A disciplina pode ser realizada por avaliação contínua ou por exame.
Resultados de Aprendizagem
- Conhecer as principais correntes da pedagogia contemporânea.
- Caracterizar as ideias pedagógicas de modo a identificar os momentos, as fases e os espaços principais de construção dos discursos pedagógicos contemporâneos.
- Identificar os momentos e fases principais de construção dos discursos pedagógicos contemporâneos, bem como os autores mais marcantes.
- Enquadrar as transformações educativas e pedagógicas em critérios espaciais e temporais.
- Enquadrar as correntes da Educação Física numa reflexão histórica sobre a construção dos discursos pedagógicos à escala nacional e internacional.
- Conhecer e usar técnicas básicas de recolha e análise de informação de fontes históricas e bibliográficas.
- Compreender os valores e as atitudes subjacentes às actividades físicas em diferentes períodos históricos.
- Caracterizar a evolução e os fundamentos básicos das diferentes correntes de - Educação Física desenvolvidas pelos precursores gímnicos.
- Conhecer o desenvolvimento da Educação Física em Portugal.
Estágio(s)
NãoPrograma
TEMA I – O advento da intenção educativa e a construção do modelo escolar
1. Da ‘impregnação’ educativa à intenção educativa.
2. A construção do modelo escolar na confluência histórica de vários factores: a invenção da criança e o estabelecimento da sociedade disciplinar.
3. A construção do modelo escolar: o papel da ética protestante e a consolidação da civilização dos costumes.
TEMA II – As correntes pedagógicas modernas e contemporâneas:
1. Os pressupostos básicos das correntes pedagógicas.
2. As correntes ‘disciplinares’.
3. Do movimento da Educação Nova às pedagogias não-directivas do pós-guerra.
4. As correntes racionalistas e o neo-directivismo da pedagogia por objectivos.
TEMA III - A Educação Física e o desporto nos séculos XIX e XX:
1. As correntes militares.
2. As correntes higienistas.
3. As correntes pedagógicas.
4. As correntes desportivas.
TEMA IV - O corpo e o pensamento contemporâneo
1. A noção antropológica de técnicas do corpo
2. O cuidado de si e a saúde
3. O narcisismo e a paixão do risco
Docente(s) responsável(eis)
Rui Adelino Machado Gomes
Métodos de Avaliação
Contínua
Dois testes escritos : 50.0%
Resolução em grupo de 4 fichas de trabalho nas aulas práticas : 50.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Ariès, P. (1960). L’enfant et la vie familiale sous l’Ancien Régime. Paris: Plon.
Beillerot, J. (1982). La société pédagogique: action pédagogique et contrôle social. Paris: PUF.
Carvalho, R. (1986). História do ensino em Portugal desde a fundação da nacionalidade até o fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: FCG.
Elias, N. (1989). O Processo Civilizacional (1º vol.). Lisboa: Publ. D. Quixote.
Fernandes, R. (1979). A pedagogia portuguesa contemporânea. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa.
Foucault, M. (1993). Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes.
Gomes, R. (1991). Poder e Saber sobre o Corpo. A Educação Física no Estado Novo (1936-1945). Boletim da SPEF, 2-3, 109-136.
Gomes, R. (2003). A Cultura de Consumo do Corpo Contemporâneo e a Queda da Educação Física Escolar. Reflexões Pouco Óbvias. In O Desporto para Além do Óbvio. Lisboa: IDP, pp. 87-99.
Gomes, R. (2008). Habeas Corpus. In David Rodrigues (Org.) Os Valores e as Atividades Corporais. São Paulo: Summus Editorial, pp. 147-178.
Nóvoa, A. (Dir.) (2004). Dicionário de educadores portugueses. Porto: Asa.
Rocha, F. (1988). Correntes pedagógicas contemporâneas. Aveiro: Estante.
Ulmann, J. (1993). Corps et civilisation: Éducation Physique, Medicine, Sport. Paris: Vrin.
Ulmann, J. (1997). De la gymnastique aux sports modernes. Paris: Vrin.
Weber, M. (2001). A ética protestante e o espírito do capitalismo. Lisboa: Editorial Presença.