História da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
01930046
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas expositivas com recurso ao diálogo socrático.

Aulas práticas de trabalho em grupo e resolução de fichas de trabalho.

Leitura individual e discussão orientada de textos de leitura obrigatória.

A disciplina pode ser realizada por avaliação contínua ou por exame.

Resultados de Aprendizagem

- Conhecer as principais correntes da pedagogia contemporânea.

- Caracterizar as ideias pedagógicas de modo a identificar os momentos, as fases e os espaços principais de construção dos discursos pedagógicos contemporâneos.

- Identificar os momentos e fases principais de construção dos discursos pedagógicos contemporâneos, bem como os autores mais marcantes.

- Enquadrar as transformações educativas e pedagógicas em critérios espaciais e temporais.

- Enquadrar as correntes da Educação Física numa reflexão histórica sobre a construção dos discursos pedagógicos à escala nacional e internacional.

- Conhecer e usar técnicas básicas de recolha e análise de informação de fontes históricas e bibliográficas.

- Compreender os valores e as atitudes subjacentes às actividades físicas em diferentes períodos históricos.

- Caracterizar a evolução e os fundamentos básicos das diferentes correntes de - Educação Física desenvolvidas pelos precursores gímnicos.

- Conhecer o desenvolvimento da Educação Física em Portugal.

Estágio(s)

Não

Programa

TEMA I – O advento da intenção educativa e a construção do modelo escolar

1. Da ‘impregnação’ educativa à intenção educativa.

2. A construção do modelo escolar na confluência histórica de vários factores: a invenção da criança e o estabelecimento da sociedade disciplinar.

3. A construção do modelo escolar: o papel da ética protestante e a consolidação da civilização dos costumes.

TEMA II – As correntes pedagógicas modernas e contemporâneas:

1. Os pressupostos básicos das correntes pedagógicas.

2. As correntes ‘disciplinares’.

3. Do movimento da Educação Nova às pedagogias não-directivas do pós-guerra.

4. As correntes racionalistas e o neo-directivismo da pedagogia por objectivos.

TEMA III - A Educação Física e o desporto nos séculos XIX e XX:

1. As correntes militares.

2. As correntes higienistas.

3. As correntes pedagógicas.

4. As correntes desportivas.

TEMA IV - O corpo e o pensamento contemporâneo

1. A noção antropológica de técnicas do corpo

2. O cuidado de si e a saúde

3. O narcisismo e a paixão do risco

Docente(s) responsável(eis)

Rui Adelino Machado Gomes

Métodos de Avaliação

Contínua
Dois testes escritos : 50.0%
Resolução em grupo de 4 fichas de trabalho nas aulas práticas : 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Ariès, P. (1960). L’enfant et la vie familiale sous l’Ancien Régime. Paris: Plon.

Beillerot, J. (1982). La société pédagogique: action pédagogique et contrôle social. Paris: PUF.
 
Carvalho, R. (1986). História do ensino em Portugal desde a fundação da nacionalidade até o fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: FCG.

Elias, N. (1989). O Processo Civilizacional (1º vol.). Lisboa: Publ. D. Quixote.

Fernandes, R. (1979). A pedagogia portuguesa contemporânea. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa.  

Foucault, M. (1993). Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes.

Gomes, R. (1991). Poder e Saber sobre o Corpo. A Educação Física no Estado Novo (1936-1945). Boletim da SPEF, 2-3, 109-136.

Gomes, R. (2003). A Cultura de Consumo do Corpo Contemporâneo e a Queda da Educação Física Escolar. Reflexões Pouco Óbvias. In O Desporto para Além do Óbvio. Lisboa: IDP, pp. 87-99.

Gomes, R. (2008). Habeas Corpus. In David Rodrigues (Org.) Os Valores e as Atividades Corporais. São Paulo: Summus Editorial, pp. 147-178.

Nóvoa, A. (Dir.) (2004). Dicionário de educadores portugueses. Porto: Asa.

Rocha, F. (1988). Correntes pedagógicas contemporâneas. Aveiro: Estante.

Ulmann, J. (1993). Corps et civilisation: Éducation Physique, Medicine, Sport. Paris: Vrin.

Ulmann, J. (1997). De la gymnastique aux sports modernes. Paris: Vrin.

Weber, M. (2001). A ética protestante e o espírito do capitalismo. Lisboa: Editorial Presença.