Fisiologia Geral I

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
01930018
Área Científica
Ciências da Actividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

1] Biologia; [2] Química; [3] bom domínio da língua inglesa.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas, a que acresce uma componente de aprendizagem baseada na resolução de problemas e apresentação de trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Fisiologia Geral I é um primeiro contacto com as bases de funcionamento do corpo humano, sendo a base de conhecimentos fundamentais para unidades curriculares complementares como a Fisiologia do Exercício, Bioquímica do Exercício e biomecânica, entre outras. Os alunos devem ter adquirido conhecimentos sobre os princípios básicos da Fisiologia humana, tendo como conhecimentos mínimos obrigatórios: Principais componentes do corpo humano, principalmente da célula e suas implicações no mecanismo de homeostase; Mecanismo de transporte através da membrana celular. Conceito de gene, código genético e suas implicações fisiológicas. Mecanismos biofísicos da membrana: potencial de acção; Acoplamento estímulo-contracção no músculo esquelético; Vias das sensibilidades e suas implicações na acção motora; Compreensão das vias motoras. Funções nervosas superiores.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução ao estudo da fisiologia. Homeostase e mecanismo de retrocontrolo. Órgãos e sistemas, compartimentos corporais. Composição química do corpo. Principais moléculas que participam nos mecanismos energéticos. Estrutura celular. Componentes das células e suas funções na regulação dos mecanismos fisiológicos. O núcleo e o controlo genético. Expressão genética. Síntese e libertação de proteínas. A membrana celular e as interacções entre a célula e o meio circundante. Mecanismos de transporte através da membrana. Potencial de membrana. Introdução ao estudo do sistema nervoso. Neurónios e sinapses. Fenómenos físicos de excitabilidade celular e condução do impulso nervoso. Classificação dos neurónios e células de suporte. O sistema nervoso central. Estrutura e organização do cérebro. Sistema nervoso autónomo. Sistema nervoso simpático e parassimpático. Conceito de recetor, neurotransmissor e neuromodulador. Músculo. Músculo liso e esquelético: diferenças e semelhanças. Mecanismos da contracção do músculo esquelético. Controlo neuronal da contracção do músculo esquelético. Reflexos e tipos de fibras musculares. Fisiologia sensorial. Receptores sensoriais. Vias das sensibilidades. Funções nervosas superiores.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Vaz Bernardo Tavares

Métodos de Avaliação

Contínua
Testes de avaliação intercalares: 100.0%

Bibliografia

[1] Widmaier EP, Raff H, Strang KT. Vander's Human Physiology - The mechanisms of body function. 12ed, McGraw-Hill, 2011 (livro de referência).

[2] Ganong WF. Fisiologia Médica, Lang (McGraw-Hill) 22ed, 2007

[3] Seeley RR, Stephens TD, Tate P. Anatomia e Fisiologia, Lusodidática, 2007, 6ºed