Análise de Ensino

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01930284
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de instrução directa (22h 30m), com recurso a apresentações temáticas em formato electrónico; aulas práticas de ensino não directivo e aprendizagem cooperativa (22h 30m), com utilização de textos de apoio; estudo independente e leituras da bibliografia (20h); Estudo orientado para o pensamento indutivo (8h); trabalho de campo em grupo (30h), com levantamento de dados realizado em contexto escolar; avaliação (5h).

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver as competências do estudante no campo da análise e do diagnóstico de situações educativas, em ordem a: compreender a complexidade e a especificidade das situações pedagógicas, identificar as várias dimensões da intervenção pedagógica, reconhecer diferentes estratégias de ensino em Educação Física, construir instrumentos de observação e interpretar dados qualitativos e quantitativos recolhidos a partir da análise de situações educativas. Desenvolver competências de análise de situações pedagógicas, nos domínios reflexivo e metodológico, adquirindo uma atitude investigativa perante o real pedagógico.

Estágio(s)

Não

Programa

Fundamentos da observação das situações educativas. Componentes do processo de observação no contexto educativo e metodologias fundamentais de observação - princípios, técnicas e instrumentos. A observação directa e indirecta dos fenómenos educativos – técnicas de registo e de análise de dados. A observação a partir de modelos estruturados e a construção de instrumentos de registo de observação. Introdução ao estudo da relação pedagógica. As estratégias de ensino em Educação Física. Disciplina e indisciplina na sala de aula.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Bernardes Nobre

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de síntese: Participação nas aulas, apresentação de um texto da sebenta em grupo, sobre uma das temáticas propostas : 5.0%
Trabalho de síntese: Apresentação e discussão do relatório : 10.0%
Frequência: 35.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

Amado, J. (2000). A Construção da Disciplina na Escola. Porto: Asa.

Amado, J. e Freire, I. (2009). A(s) Indisciplina(s) na Escola. Compreender para Prevenir. Coimbra: Almedina.

Anguera, M. T. (1997). Metodología de la observación en las Ciencias Humanas. (6ª Ed.). Madrid: Ediciones Catedra.

Bardin, L. (1979). Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed. 70.

Damas, M.J. e De Ketele, J.M. (1985). Observar para Avaliar. Coimbra: Almedina.

Estrela, A. (1994). Teoria e Prática da Observação de Classes. Uma estratégia de formação de professores. Porto: Porto Editora.

Postic, M. (1979). Observação e Formação de Professores. Coimbra: Almedina.

Postic, M. e De Ketele, J.-M. (1992). Observar las situaciones educativas. Madrid: Narcea.

Siedentop, D. (1998). Aprender a enseñar la Educación Física. Barcelona: Inde.