Elementos de Modelação,Simulação e Optimização de Processos

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03006447
Área Científica
Território e Engenharia do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação, utilização de software para projecto de unidades.

Métodos de Ensino

A disciplina de Elementos de Modelação, Simulação e Optimização de Processos é uma disciplina de índole tutorial sendo orientado pelo responsável da unidade curricular.  O doutorando elaborará um relatório escrito sobre o trabalho de simulação desenvolvido.

Resultados de Aprendizagem

Nesta disciplina pretende-se fornecer uma visão integrada da abordagem matemática de sistemas de Engenharia Química/Ambiente. O desenvolvimento de modelos mecanísticos baseados em balanços mássicos e energéticos de unidades processuais de complexidade crescente, que traduzem o comportamento fenomenológico do sistema, constitui uma base sólida para uma primeira abordagem que requer o estabelecimento de pontes entre a realidade física dos fenómenos e o formalismo matemático que os traduzem. Este, apresenta padrões bem definidos que conduzem a métodos de resolução numérica específicos. O seu conhecimento possibilita a resolução do modelo e consequentemente a sua utilização como ferramenta de análise e previsão do sistema em estudo. Deste modo, pretende-se que o estudante, ao frequentar esta disciplina, seja exposto a um conjunto de princípios e ferramentas que lhe permitam autonomamente modelar, simular e optimizar sistemas típicos de Engenharia Química/Ambiente.

Estágio(s)

Não

Programa

Pretende-se que o aluno apresente um trabalho que será o resultado de um um trabalho de simulação aplicado a um problema discutido entre o docente e estudante no início das aulas. Este trabalho deverá conter uma exaustiva pesquisa bibliográfica sobre o tema escolhido, do qual conste o estado da arte relativamente ao projecto seleccionado bem como o percurso que ele implica, incluindo metodologias a adoptar, ferramentas de suporte a utilizar e implicações éticas e sociais dos resultados obtidos.

Pretende-se igualmente que o documento final evidencie com clareza os objectivos que se pretendem alcançar, antecipando resultados, as lacunas que o trabalho irá colmatar, a contribuição potencial do trabalho para o preenchimento dessas lacunas e o impacto que irá ter na área de estudo correspondente.

O tema do trabalho é proposto pelo orientador que pode considerar os interesses profissionais dos estudantes. 

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Nuno das Neves Lopes Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

A definir consoante a área do trabalho.

 

To be defined according to field of the work.