Projecto de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03006374
Área Científica
Engenharia Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
24.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Estratégias de Investigação.

Métodos de Ensino

O Projeto de Tese é uma u.c. de índole tutorial sendo orientado por um orientador temporário com o grau de Doutor.  O doutorando elaborará um relatório escrito sobre o estado da arte e o programa de investigação que pretende desenvolver. Deste trabalho resultará um documento escrito de cuja aprovação depende a admissão do aluno ao trabalho de investigação conducente à preparação da Dissertação. De modo a fazer cumprir o calendário, os alunos são incentivados a apresentar, com prazos definidos, partes do seu documento final, iniciando-se pela elaboração do índice, como meio de ajuda à organização do documento. 

Resultados de Aprendizagem

O Projecto de Tese, sob a forma de um documento escrito, deve apresentar um estado da arte, um plano e a sua exequibilidade do que será o trabalho de investigação escolhido para a Dissertação, devendo este ser defendido perante um júri.

O estudante deve mostrar que domina os tópicos fundamentais que lhe foram transmitidos nas u.c. obrigatórias do 1º semestre, designadamente demonstrar familiaridade com a metodologia de pesquisa bibliográfica, capacidade de análise e síntese, raciocínio crítico, criatividade e inovação. Adicionalmente deve mostrar um profundo conhecimento do tema escolhido, capacidade para delinear e programar o trabalho de forma autónoma, capacidade para redigir um documento que reflicta de um modo claro e sucinto o estado do conhecimento e a contribuição significativa do seu trabalho para a evolução desse conhecimento e capacidade para o apresentar e discutir.     

Deve ainda demonstrar honestidade intelectual e capacidade de cumprimento de prazos.

Estágio(s)

Não

Programa

Elaboração de um documento escrito que será o resultado de uma exaustiva pesquisa bibiográfica sobre o tema de investigação escolhido para a subsequente Dissertação, que deverá incluir o estado da arte relativo ao trabalho de investigação a realizar, a descrição do(s) problemas(s) que se pretende resolver, o percurso experimental que ele implica, incluindo técnicas e metodologias a adoptar, ferramentas informáticas de suporte a utilizar, o plano de actividades, os resultados esperados e os indicadores previstos, incluindo as implicações éticas e sociais.

Pretende-se igualmente que o documento final evidencie com clareza os objectivos que se pretendem alcançar, as lacunas que o trabalho irá colmatar, a contribuição potencial da tese para o preenchimento dessas lacunas e o impacto que irá ter na área de estudo correspondente.

O tema do trabalho é proposto pelo orientador que pode considerar os interesses profissionais dos estudantes.

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Graça Videira de Sousa Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Prova pública de defesa do Projecto de Tese; júri constituído por 3 a 5 elementos, integrando especialistas na área de conhecimento abrangida pela tese: o orientador provisório (não pode ser presidente), um elemento externo ao DEQ-UC; pelo menos dois professores ou investigadores da UC, sendo um deles o presidente. Apresentação oral: até 20 min; Discussão: até 1 h: 100.0%

Bibliografia

A definir consoante a área de investigação.

To be defined according to the research area.