Computação Gráfica
2
2016-2017
01008492
Ciências Informáticas
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução à Programação e Resolução de Problemas, Fundamentos Matemáticos.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino:
- Aulas teóricas de exposição de matérias e exercitação de conceitos sobre toda a matéria
- Aulas teórico-práticas de exercitação de conceitos teoricos e práticos
- Aulas práticas laboratoriais de exercitação de conceitos de programação em processing
Recursos adoptados:
- Slides de apoio às aulas teóricas e sintetização de conhecimentos (base para estudo)
- Bibliografia diversa (livros e artigos sobre os temas abordados)
- Materiais para a realização de fichas pedagógicas sobre CG em processing
- Exercícios sobre fundamentos de CG
Resultados de Aprendizagem
Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve demonstrar ter adquirido, ter compreendido e saber aplicar os conhecimentos e competências em:
i) fundamentos de computação grática; ii) fundamentos de processamento de imagem; iii) integração de vários tópticos bde base em projecto de alguma complexidade.
Nomeadamente:
- modelização, transformações, projecções, modelos de cor e de iluminação, rasterização e visibilidade
- tópicos de usabilidade e sua aplicação em projectos CG
- imagem, com destaque para os aspectos de filtragem, realce e melhoramento de imagem
É também objectivo a aquisição/desenvolvimento das seguintes 5 competências principais:
- análise e síntese, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos;
e das seguintes 5 competências secundárias:
- trabalho em grupo, criatividade, iniciativa e espírito empreendedor, preocupação com a qualidade e capacidade de planear e agir.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à computação gráfica
Pipeline de renderização poligonal versus técnicas de ray tracing
Modelização de objectos
2. Geometria 2D/3D
Transformações (rotações, translações)
Visualização e projecções (paralela e perspectiva)
3. Cor & iluminação
Modos de cor e de iluminação
Modelos de interacção (Phong)
Interpolação (Gouraud e Phong)
Transparências
4. Rastering e visibilidade
Rasterização
Recorte
Superfícies visíveis
5. Processamento de imagem
Processamento de imagem básico
Filtros passa alto e passa baixo
Realce de contraste
Os conceitos teóricos são implementados nas aulas práticas recorrendo ao Processing
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Manuel Oliveira Henriques
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 25.0%
Projecto: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Daniel Shiffman
Learning Processing
Casey Reas, Ben Fry
Processing: a programming handbook for Visual Designers and Artists
Ira Greenberg
Processing: Creative coding and Computational Art
J. Foley, A. Van Dam, S. Feiner, J. Hughes, R. Philips
Introduction to Computer Graphics, Addison-Wesley.
D. Hearn, M. Baker
Computer Graphics, C Version, 2nd Edition, Prentice Hall
Apontamentos fornecidos pelo docente
Diversos artigos de referência para os codecs respectivos / Several articles of reference regarding the studied codecs