Computação Gráfica

Ano
2
Ano lectivo
2016-2017
Código
01008492
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução à Programação e Resolução de Problemas, Fundamentos Matemáticos.

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:

- Aulas teóricas de exposição de matérias e exercitação de conceitos sobre toda a matéria

- Aulas teórico-práticas de exercitação de conceitos teoricos e práticos

- Aulas práticas laboratoriais de exercitação de conceitos de programação em processing

Recursos adoptados:

- Slides de apoio às aulas teóricas e sintetização de conhecimentos (base para estudo)

- Bibliografia diversa (livros e artigos sobre os temas abordados)

- Materiais para a realização de fichas pedagógicas sobre CG em processing

- Exercícios sobre fundamentos de CG

Resultados de Aprendizagem

Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve demonstrar ter adquirido, ter compreendido e saber aplicar os conhecimentos e competências em:

i) fundamentos de computação grática; ii) fundamentos de processamento de imagem;  iii) integração de vários tópticos bde base em projecto de alguma complexidade.

Nomeadamente:

- modelização, transformações, projecções, modelos de cor e de iluminação, rasterização e visibilidade

- tópicos de usabilidade e sua aplicação em projectos CG

- imagem, com destaque para os aspectos de filtragem, realce e melhoramento de imagem

É também objectivo a aquisição/desenvolvimento das seguintes 5 competências principais:

- análise e síntese, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos;

e das seguintes 5 competências secundárias:

- trabalho em grupo, criatividade, iniciativa e espírito empreendedor, preocupação com a qualidade e capacidade de planear e agir.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à computação gráfica

Pipeline de renderização poligonal versus  técnicas de ray tracing

Modelização de objectos

 2. Geometria 2D/3D

 Transformações (rotações, translações)

 Visualização e projecções (paralela e perspectiva)

 3. Cor & iluminação

Modos de cor e de iluminação

Modelos de interacção (Phong)

Interpolação (Gouraud e Phong)

Transparências

4. Rastering e visibilidade

Rasterização

Recorte

Superfícies visíveis

5. Processamento de imagem

Processamento de imagem básico

Filtros passa alto e passa baixo

Realce de contraste

 Os conceitos teóricos são implementados nas aulas práticas recorrendo ao Processing

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Oliveira Henriques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 25.0%
Projecto: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Daniel Shiffman

Learning Processing

 

Casey Reas, Ben Fry

Processing: a programming handbook for Visual Designers and Artists

 

Ira Greenberg

Processing: Creative coding and Computational Art

 

J. Foley, A. Van Dam, S. Feiner, J. Hughes, R. Philips

Introduction to Computer Graphics, Addison-Wesley.

 

D. Hearn, M. Baker

Computer Graphics, C Version, 2nd Edition, Prentice Hall

 Apontamentos fornecidos pelo docente

Diversos artigos de referência para os codecs respectivos  / Several articles of reference regarding the studied codecs