Macromoléculas e Química Supramolecular

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03005577
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

1.º e 2.º ciclo completos.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino reflectem os objectivos centrados na auto-aprendizagem, no desenvolvimento do espírito crítico e no estímulo da independência científica. Os alunos são encorajados a estudar individualmente os tópicos atribuídos, seguindo-se sessões de discussão.

Adicionalmente, os alunos são encorajados a assistir a seminários de investigadores em tópicos relacionados com o conteúdo programático da UC, a que se segue uma sessão de discussão orientada pelo professor.

Os alunos apresentarão ainda um trabalho escrito sobre um tema relacionado com o programa da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos desta unidade curricular são os seguintes:

1. Promover o conhecimento avançado e atualizado nas áreas da Química Macromolecular e Supramolecular e em particular no que diz respeito ao estudo de sistemas biológicos, sistemas coloidais e sistemas bioconjugados;

2. Promover o auto-estudo, competências na gestão da informação científica, o raciocínio crítico e a independência científica;

3. Estimular a capacidade de comunicação científica (escrita e oral) em Português e Inglês.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso será orientado para o estudo de tópicos avançados e atuais de Química Macromolecular e Supramolecular e suas aplicações atuais em biociências, saúde e tecnologia.

Em particular, serão abordados tópicos sobre estrutura, função, dinâmica e interações em macromoléculas biológicas como proteínas e ácidos nucleicos, e ainda, em sistemas coloidais, em membranas biológicas, e em sistemas bioconjugados.

Em cada tópico, serão estudados exemplos recentes de aplicação e dar-se-á particular atenção à integração de informação científica heterogénea proveniente de diversas metodologias científicas.

Docente(s) responsável(eis)

Artur José Monteiro Valente

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral: 25.0%
Seminários e discussões: 25.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

A bibliografia será sugerida pelos professores e investigadores envolvidos no curso e seminários, em função dos tópicos abordados. Contudo, a lista de bibliografia será constituída por um conjunto de livros básicos e avançados para consulta, assim como artigos de revisão da literatura científica em cada um dos tópicos abordados.

The list of references is suggested by the teachers and researchers involved in the course and seminars, depending on the topics covered. However, the list of bibliography will consist of a set of basic and advanced books for consultation, as well as review articles of the scientific literature in each of the topics covered.