Síntese Química

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03005534
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Mestrado em Química, Bioquímica, Engenharia Química.

Química Orgânica, Síntese Química, Síntese de Organometálicos, Catálise.

Métodos de Ensino

Serão ministradas aulas teóricas onde serão apresentados tópicos do programa da disciplina. Serão apresentados temas para o aluno pesquisar métodos de síntese de compostos selecionados e decidir os métodos mais apropriados para efetuar uma determinada transformação química. O aluno escolherá um tema relacionado com a disciplina para realizar um trabalho oral/escrito para demonstrar os métodos de síntese de  um composto orgânico. Os seminários dados por especialistas pretendem transmitir a relevância/transposição dos conteúdos para a vida profissional.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo global da unidade curricular "Síntese Química" é contribuir para que os alunos adquiram uma sólida formação na área de novas metodologias sintéticas e competências para desenhar, implementar uma síntese desde a seleção dos reagentes ao produto final.

Devem ser capazes de desenhar a síntese e escolher os processos químicos ambientalmente mais sustentáveis de modo a desempenharem bem a sua futura atividade profissional tanto em laboratórios de síntese orgânica como de organometálicos em universidades ou indústrias.

Estágio(s)

Não

Programa

A UC engloba aspetos de síntese química avançada de compostos orgânicos, desde o conceito inicial até ao produto final. Como exemplos particulares serão abordados métodos de síntese de heterociclos e macrociclos e ainda de organometálicos para desenvolvimento de catalisadores aplicados na formação de ligações carbono-carbono. Vai envolver pesquisas bibliográficas de compostos e reações químicas para facilitar o desenho de experiências de sínteses totais, para além da execução, isolamento dos produtos, purificação, caracterização e otimização dos processos. Serão abordados temas como o rendimento versus sustentabilidade dos processos, métodos de obtenção de reagentes, eficiência em termos dos fatores económicos, regulamentação ambiental e ainda problemas de ética e de proteção de propriedade intelectual. Serão também focados aspetos de scale-up e reutilização de solventes e catalisadores de modo a minimizar o impacto ambiental.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Miguéns Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

1. “Transition Metals for Organic Synthesis: Building Blocks and Fine Chemicals”. Ed. M. Beller, C. Bolm, Wiley-VCH, Weinheim, 1998.

2. “Química Síntese e Estrutura. Uma Abordagem Prática” H.D.Burrows, Mariette M. Pereira, Escolar Editora, Lisboa 2006.

3. Inorganic Synthesis, D.F. Shriver, Wiley, Chichester, 1979.

4. Chemistry of Advanced Materials: an Overview, Ed. L.V. Interrante, M.J. Hampton-Smith, Wiley-VCH, 1997.

5. “Pharmaceutical Sunstances – Synthesis, Patents and Applications of the most relevant APIs”, A. Kleemann, J. Engel, B. Kutschen, D. Reicrent, 5th Edition, Thieme, 2009.

6. “Advanced Organic Chemistry”, F. A. Carey, R. J. Sundberg, 4th Edition, Springer, 2000.

7. "Guidebook to Organic Synthesis", R. K. Mackie, D. M. Smith, R. A. Aitken,  3rd Edition, Prentice Hall, 1999.

8. "Mecanismos de Reacções Orgânicas", Teresa M. V. D. Pinho e Melo, LIDEL-Edições Técnicas, Colecção Química – SPQ, 2005.

9. "Advanced Organic Chemistry", Jerry March, 6th Edition, Wiley, 2007.