Teoria e Simulação em Química

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03005446
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Primeiro e segundo ciclo completos.

Métodos de Ensino

Visando desenvolver no estudante a capacidade para uma interpretação moderna dos fenómenos físicos e químicos com base nas teorias e ferramentas computacionais mais avançadas, o curso será organizado com base em aulas e conferências dadas por especialistas em Química Teórica e Computacional e seminários a apresentar pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Promover o conhecimento pelos estudantes dos conceitos mais atuais nas áreas da  Química Teórica e da Química Computacional. Simultaneamente, será estimulado o auto-estudo e a autonomia dos estudantes através da apresentação de seminários preparados e apresentados pelos próprios estudantes.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso versará sobre temas avançados de estrutura e eletrónica molecular, dinâmica química teórica e suas aplicações em simulação computacional. Esta última componente abrangerá temas variados que poderão ir da química da atmosfera à modelagem de fármacos e estudo computacional de moléculas de interesse biológico.

Docente(s) responsável(eis)

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Seminários preparados e apresentados: 50.0%

Bibliografia

A bibliografia será sugerida pelos professores e investigadores envolvidos no curso em cada ano letivo baseada nos tópicos modernos a tratar | The bibliography is suggested by the Instructors involved int the course in each year based on the modern topics to tackle.