Química de Materiais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03005392
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

1.º ciclo completo.

Métodos de Ensino

Apresentação das matérias pelo(s) professores(s) em módulos com forte participação dos alunos. Existe uma componente de projeto relacionado com os temas da disciplina incluindo uma apresentação pelo aluno no final do semestre.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta unidade curricular é obter formação numa área interdisciplinar que interage fortemente com todos as áreas de Química. Em anos recentes, novas técnicas e ferramentas têm permitido investigação detalhada das propriedades dos materiais à escala microscópica e nanoscópica. Num programa doutoral em Química é imprescindível uma introdução aos materiais mais avançados que são atualmente objeto de investigação.

1. Conhecimento e Capacidade de compreensão

2. Aplicação de Conhecimentos e Compreensão

3. Realização de julgamento/tomada de decisão: saber interpretar dados, fundamentar e argumentar oralmente e por escrito determinadas decisões

4. Comunicação: compreender e saber utilizar as fontes de informação. Capacidade para pesquisar e utilizar bibliografia; saber transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos, mesmo para o público não especialista

5. Competências de auto-aprendizagem: capacidade para aprender autonomamente ao longo da vida

Estágio(s)

Não

Programa

Relação entre as aplicações dos materiais e as suas propriedades físicas. Cristalinidade. A teoria das bandas: condutores, semicondutores, isoladores. Defeitos em sólidos cristalinos. Materiais amorfos, porosos e policristalinos. Dopagem e semicondutores. Estrutura, morfologia e superfície dos materiais. Propriedades das interfaces. Metais e ligas metálicas. Corrosão: inibição e minimização da corrosão. Nanotecnologia e nanocorrosão. Estruturas cristalinas e processamento de cerâmicos. O processo sol-gel. Supercondutividade. A transição vítrea. Polímeros naturais e sintéticos: homopolímeros e copolímeros. Tipos de polimerização. Reologia e viscoelasticidade. Reticulação. Polímeros condutores e conjugados. Polímeros impressos molecularmente. Nanopartículas e nanotubos. Mesofases e cristais líquidos. Sensores de estado sólido, com membrana polimérica. Sensores de gases e de massa. Química verde; problemas ambientais. Economia atómica.

Docente(s) responsável(eis)

Christopher Michael Ashton Brett

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Frequência: 25.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

J.L. Gersten, F.W. Smith, “The Physics and Chemistry of Materials”, Wiley,Weinheim, 2001.

S. Yang, P. Sheng, “Physics and Chemistry of Nanostructured Materials”, Taylor and Francis, 2005.

B.D. Fahlman, “Materials Chemistry”, Springer, Berlin, 2008.

A. Noniailhat, “An Introduction to Nanosciences and Nanotechnonoly”, Wiley, Weinheim, 2008.

C.M.A. Brett and A.M. Oliveira Brett, “Electrochemistry. Principles, Methods and Applications”, Oxford University Press, Oxford, 1993.

D. Walton, P. Lorimer, “Polymers”, Oxford University Press, Oxford, 2001.

J. Seixas de Melo et al. (eds.), “Química de Polímeros”, Imprensa da Univ. Coimbra, Coimbra, 2005