Análise Não-Linear e Estabilidade de Estruturas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03005045
Área Científica
Estruturas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Mecânica e Resistência de Materiais, Teoria de Estruturas

Métodos de Ensino

Exposição da matéria teórica, seguida de proposta de exercícios de aplicação esquematizados pelo docente e detalhados e programados pelos alunos em computador com apoio do docente. Tem sido usada a linguagem de programação “Octave”.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular envolve o contacto e a operação com os fundamentos de análise não linear de estruturas. O seu objectivo principal consiste em dotar o aluno de competências para o exercício de investigação teórica e computacional. Deverá ainda fortalecer a capacidade crítica do aluno na utilização de programas de análise não-linear de estruturas feitos por terceiros.

Estágio(s)

Não

Programa

A. Generalidades: revisão de conceitos de Mecânica dos Sólidos Contínuos; tipos de não-linearidade; campo de aplicação da Análise Não-Linear de Estruturas; métodos numéricos de resolução de sistemas de equações não lineares aplicados ao método dos deslocamentos.
B. Estruturas com comportamento geometricamente linear e comportamento material não-linear: comportamento elástico não-linear; comportamento elastoplástico; comportamentos dependentes do tempo (visco-elasticidade e elasto-visco-plasticidade).
C. Comportamento geometricamente não-linear: análise da estabilidade de estruturas através do método dos deslocamentos; consideração da rigidez geométrica no cálculo não-iterativo de deslocamentos; problemas com deslocamentos e rotações finitos e deformações infinitesimais; introdução aos problemas com deformações finitas.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame final e trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Dias da Silva, V. (2007), Introdução à Análise Não-Linear de Estruturas, DEC-FCTUC

Dias da Silva, V. (2005), Mechanics and Strength of Materials, Springer, ISBN 3-540-25131-6

M.A. Crisfield, Non-linear Finite Element Analysis of Solids and Structures, Volume 1: Essentials, John Wiley & Sons Ltd, 1991, ISBN 0-471-92956-5

T. Belytschko, W.K. Liu, B. Moran, Nonlinear Finite Elements for Continua and Structures, John Wiley & Sons Ltd, 2000, ISBN 0-471-98773-5

António Reis, Dinar Camotim, Estabilidade Estrutural, McGraw-Hill, 2000, ISBN 972- 773-036-1