Incêndios e Explosões Industriais e Impactes Ambientais

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03004905
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Dinâmica do Fogo; Análise do Risco de Incêndio, Segurança ao Incêndio em Instalações Industriais.

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas

A metodologia seguida nas aulas teóricas consiste em motivar o aluno para o estudo das matérias a apresentar e em apresentar as matérias de uma forma inteligível para o aluno. A apresentação da aula é feita recorrendo a meios audiovisuais em formato digital como a projecção de imagens e filmes.

Aulas Teórico-Práticas

A metodologia seguida nas aulas teórico-práticas consiste na resolução de problemas teórico-práticos cuidadosamente escolhidos para permitir após a sua resolução chegar a uma conclusão interessante e tão geral quanto possível.

Visitas de Estudo

Para consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas e para os alunos comprovarem a sua aplicação prática é realizada uma visita a uma unidade industrial e ao Laboratório de Energética e Detónica.

Resultados de Aprendizagem

Discutir os potenciais cenários que podem conduzir a incêndios e/ou explosões em instalações industriais; fazendo os alunos compreender os fenómenos físico-químicos associados às explosões de gases e de poeiras e apreenderem a estimar a carga térmica das instalações e os efeitos de explosões em estruturas, pessoas e no meio ambiente. Discutir métodos de avaliação dos riscos de incêndios e explosões em unidades industriais e a regulamentação e normas aplicáveis à prevenção de incêndios e explosões e à protecção do meio ambiente, visando proporcionar competências ao nível da consultadoria para situações potenciais de acidentes graves.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Química e a física da combustão e explosão.

2. Natureza dos acidentes em processos industriais.

3. Materiais e métodos de avaliação da carga térmica das industrias.

4. Processos físico-químicos associados aos acidentes industriais: derrame de líquido, fuga de vapor, vaporização de líquidos.

5. Incêndios e explosões: fontes de ignição, condições de explosividade, factores que influenciam as características da explosão, regimes de explosão e seus efeitos.

6. Explosão de gases e vapores de líquidos: limites de inflamabilidade de misturas de gases e vapores, factores que influenciam a inflamabilidade, o regime e a violência da explosão, avaliação dos efeitos, impactes ambientais.

7. Explosão de poeiras: mecanismos de explosão de poeiras e nevoeiros, factores que influenciam o risco de explosão de poeiras, características das explosões de poeiras, impactem ambientais associados.

8. Prevenção contra incêndios e explosões

9. Regulamentação e normas sobre ATEX e protecção ambiental.

Docente(s) responsável(eis)

José Carlos Miranda Góis

Métodos de Avaliação

Contínua
Relatórios de resolução de problemas: 20.0%
Relatório de trabalho de investigação sobre casos industriais com cenários potenciais de explosão: 30.0%
Frequência ou Exame: 50.0%

Bibliografia

  1. Daniel  A. Crowl, Joseph Louvar, 2002. Chemical Process Safety: Fundamentals with Applications; 2nd Edition, Prentice Hall International Series, ISBN 0130181765.
  2. Baker W. E., Cox, P. A., Westine, P. S., Kulesz, J. J., Strehlow, R. A., 1983. Explosion hazards and evaluation; Elsevier Science Publishing Company, ISBN 0-444-42094-0.
  3. Frank T. Bodurtha, 1980. Industrial Explosion Prevention and Protection; Mc Graw-Hill Book Company, ISBN 0070063591.
  4. John D. DeHaaan, 2002. Kirk’s Fire Investigation; 5th Edition, Prentice Hall, ISBN 0-13-060458-5
  5. Michael L. Donahue, 2002. Safety and Health Guidelines for Fire and Explosion Investigators; Fire Protection Publications, ISBN 087939207X.
  6. ISHST, 2006. Segurança e saúde dos trabalhadores expostos a atmosferas explosivas: Guia de Boas Práticas; ISHST, ISBN 989-8076-00-3
  7. Heinrich Groh, 2004. Explosion Protection; Elsevier Butterworth-Heinemann, ISBN 0750647779.
  8. Roy E. Sanders, 1999. Chemical Process Safety: Learning from Case Histories; Butterworth Heinemann, ISBN 0750670223.

Decretos-lei e directivas.