Modelação do Risco de Incêndio

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03004880
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

2.º ciclo.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino das aulas teóricas têm como objectivo a aprendizagem global da unidade curricular. Estas aulas são ministradas com base em apresentações recorrendo para isso a meios audiovisuais. Os alunos são chamados a discutir os conceitos e assuntos fundamentais e os de maior complexidade.

No fim de cada um dos temas que constituem o programa da unidade curricular é feita uma síntese da matéria ministrada e propostos alguns problemas de aplicação.

Os alunos ao longo do semestre têm de realizar um trabalho individual de modelação do risco de incêndio dum edifício que aplicará as diferentes metodologias ensinadas nas aulas tendo o apoio de modelos computacionais existentes. Os alunos poderão também escrever pequenos programas ou sub-rotinas de cálculo de partes que constituem os modelos globais de análise de risco.

Resultados de Aprendizagem

Na generalidade das situações a segurança contra incêndio é conseguida pela aplicação de regulamentação específica. Contudo, há situações em que isso não é possível. Essas situações estão normalmente associadas a edifícios antigos ou, então, a edifícios novos para os quais a regulamentação não dá resposta. Nestes casos há necessidade de recorrer a métodos analíticos ou modelos de simulação.

Nesta unidade curricular serão transmitidos os conceitos fundamentais teóricos e práticos com vista à modelação do risco de incêndio. Assim, será feita uma apresentação de diversas matérias relacionadas com a análise de risco incluindo sistemas de suporte à decisão e análise custo/benefício.

O outro objectivo consiste na familiarização dos alunos com modelos de simulação de análise de risco que integram várias valências da segurança ao incêndio, com vista a poderem avaliar das suas virtualidades e insuficiências.

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Introdução
  2. Conceitos da gestão de riscos
  3. Análise qualitativa do risco
  4. Análise quantitativa do risco
  5. Sistemas de suporte de decisão
  6. A teoria da utilidade na modelação do risco
  7. Limiares de risco
  8. A incerteza na modelação do risco
  9. A análise custo/benefício na modelação do risco
  10. Modelos parciais de análise de risco
  11. Modelos globais de análise de risco

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho individual: 100.0%

Bibliografia

NFPA; The Fire Protection Handbook, National Fire Protection Association, Boston, 1980.

Brannigan, V. M.; Dardis, R. – Legal and Economic Criteria for Test-Based Fire Risk Assessment.   Fire Risk Assessment.  Castino/Harmathy, Editors, p. 59-73, 1980.

Cohn, B. M. – Formulating Acceptable Levels of Fire Risk. Fire Risk Assessment.  Castino/Harmathy Editors, 1980.

Ling, W. C. T.; Williamson, R. B. – Using Fire Tests for Quantitative Risk Analysis.  Fire Risk Assessment, Castino/Marmathy, Editors, p. 38-58, 1980.

Lundin, J. – Model Uncertainty in Fire Safety Engineering. Universidade de Lund, Report 1020, Lund 1999.

Ramachandran, G. – Utility Theory Fire Protection Handbook, 16.ª ed., FPA, Boston. Section 21, Chapter 5, p. 21-31 a 21-35, 1980.

Ramachandran, G. – Value of Human Life. Fire Protection Handbook, 16.ª ed., FPA, Boston. Section 4, Chapter 8, p. 4-53 a 4-63, 1980.