Modelação da Evacuação de Edifícios

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03004874
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

2.º ciclo.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino das aulas têm como objectivo a aprendizagem global da unidade curricular. Estas aulas são ministradas com base em apresentações e bibliografia de base, recorrendo para isso a meios audiovisuais. Os alunos são chamados a discutir os conceitos, os assuntos fundamentais e os de maior complexidade. No fim de cada um dos temas que constituem o programa da unidade curricular é feita uma síntese da matéria ministrada e propostos alguns problemas de aplicação da matéria, quer de natureza teórica quer prática, para que os alunos possam reflectir sobre essas matérias e amadurecerem os conceitos.

Nesta unidade curricular os alunos terão que realizar um trabalho de modelação da evacuação de preferência dum edifício que receba público, usando um modelo avançado de cálculo, o FDS + EVAC.

Resultados de Aprendizagem

O movimento de pessoas em situação de emergência é um aspecto de importância extrema em Segurança Contra Incêndios. Assim o dimensionamento adequado dos caminhos de evacuação é da maior importância para que as pessoas possam evacuar dos edifícios em situação de emergência.

Nesta unidade curricular, a frequentar por alunos que pretendam fazer tese de doutoramento na área da evacuação dos edifícios, serão transmitidos os conhecimentos necessários à modelação da evacuação dos edifícios em caso de incêndio.

Serão desenvolvidos temas relacionados com a modelação da evacuação dos edifícios em caso de incêndio, destacando-se a representação dos edifícios, o comportamento das pessoas, a existência de obstáculos na evacuação, o número de pessoas e distância entre elas e a escolha dos percursos que estas podem fazer.

Serão, ainda apresentados alguns modelos de simulação da evacuação de edifícios em caso de incêndio dando-se especial enfase ao FDS+EVAC. Os alunos devem ficar habilitados a usar estes modelos.

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Introdução à Modelação da Evacuação dos Edifícios
  2. A Importância da Recolha de Dados para a Modelação
  3. Aspectos Fundamentais a Considerar na Modelação
  4. A Modelação Geométrica e Física dos Edifícios
  5. A Modelação da fase anterior ao Início da Evacuação
  6. A Modelação do Comportamento das Pessoas
  7. A Modelação da Escolha de Percursos
  8. A Modelação do Movimento das Pessoas
  9. Validação dos Modelos de Simulação
  10. Análise de alguns modelos conhecidos (FDS + EVAC)

Métodos de Avaliação

Contínua
Realizar um trabalho : 100.0%

Bibliografia

Bogart, A. F. Van. – Fire and Evacuation Times. E. Story-Scientia, Antuérpia, 1978.

Canter, D. – Fires and Human Behavior.  Wiley, London, 1980.

Nelson, H. E.; Maclennan, H. A. – Emergency Movement.  SFPE Handbook of Fire Protection Engineering. NFPA, Quincy, Massachusetts, Section 2, Chapter 6, p. 106-115, 1988.

Bryan, John L. – Behavioural Response to Fire and Smoke.  Ed. Philip J. DiNenno [et al.].  1st ed.  Quincy, Massachusetts : NFPA, 1988.  p. 269-285.

Sime, Jonathan D. – The Concept of Panic in Fires.  Paper presented in the Panel on “Panic“ Session at the Conference on Behaviour in Fires.  Washington: National Bureau of Standards, 30 October -1 November, 1978.

Sime, Jonathan D. – Escape Behaviour in Fires and Evacuations.  Design Against Fire: An introduction to Fire Safety. P. Stoollard e L. Johnston, ed., 1994

Zeltzer, Edouard – Étude des Comportements Humains en Situation de Sinistre (Incendie).  Paris : Ministère de l’intérieur et de la Décentralisation, 1985.