Balística e Explosivos

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02011515
Área Científica
Engª Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1º Ciclo apropriado completo  

Métodos de Ensino

Apresentação das matérias pelo professores em aulas de ensino “clássico”. Estas envolvem também a necessária interacção com os alunos. A componente laboratorial envolve a execução de trabalhos práticos e teóricos. Existe também uma componente de exposição final de um tema monográfico escrito (que pode associar-se ao tema do trabalho laboratorial efectuado) que é efectuada pelo aluno no final do semestre lectivo.

Resultados de Aprendizagem

  Reconhecer e aplicar conceitos e princípios básicos de química no domínio dos explosivos e a balística. Analisar, sintetizar e compreender conceitos essenciais à prática de juízos nesta área.

Adquirir competências que lhe permitam comunicar a informação adquirida de modo claro e com discurso adequado, com pessoas dentro e fora da área, de uma forma clara e sem ambiguidades. Saber fundamentar e justificar decisões tomadas. Saber aplicar os seus conhecimentos na resolução de problemas no domínio forense.  

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução a explosivos. Exemplos: pólvora negra, nitrocelulose, TNT, RDX, PETN, nitroglicerina, Hg(CNO)2, PbN3, Nitrato de amónio, dinamite, explosivos plásticos. Composições militares.

Explosões físicas, química e mistas. Explosivos primários e secundários. Formulações.

Aspectos físicos e químicos de combustão. Deflagração-detonação. Propagação da onda de choque de detonação. Efeitos na velocidade de detonação. Ignição, iniciação e decomposição tÉrmica.

Termoquímica. O balanço de oxigénio. Calores de formação e de explosão. Volume dos produtos gasosos e temperatura de explosões. Potência e Índice explosiva. Velocidades de reacção e energia de activação de reacções explosivos. Reacções em cadeia.

Técnicas instrumentais de análise. Sensores.

Composição de propelentes para armas de fogo e para foguetes. Aditivos. Propelentes líquidos e de alta energia. Introdução a balística. Métodos microscópicos, espectroscópicos e cromatográficos de detectar e identificar resíduos de armas de fogo.

Docente(s) responsável(eis)

Ricardo António Lopes Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Chemistry of Explosives, J. Akhavan, Royal Society of Chemistry, Cambridge, 2004

Propellants and Explosives, N. Kubota, Wiley-VCH, Chichester, 2001

Adicionalmente, e dadas as características da disciplina, principalmente para preparar e resolver os casos propostos, os alunos terão de consultar fontes bibliográficas diversificadas: livros, artigos científicos, portais da internet e outros documentos diversos/additionally, and taking into account the course characteristics, mainly to prepare and solve the proposed cases, students will have to consult diverse bibliographic sources: books, papers, Internet portals and other miscellaneous documents