Regulação Celular

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02011255
Área Científica
Ciências da Vida
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes devem ter os conhecimentos necessários para adquirir conhecimentos especializados em processos de regulação celular (com destaque para mecanismos de transdução de sinais e sinalização celular), nomeadamente os proporcionados pela frequência com aproveitamento das seguintes unidades curriculares: Bioquímica, Biologia Celular e Genética. Os estudantes devem ainda ter suficiente conhecimento da língua inglesa escrita, de forma a poderem utilizar a bibliografia recomendada (fundamentalmente livros e artigos científicos em Inglês) e a poderem realizar as pesquisas bibliográficas necessárias para a preparação e apresentação de tópicos específicos (no âmbito das aulas teóricas) e para a análise e discussão de artigos científicos (no âmbito dos seminários). 

Métodos de Ensino

O ensino assenta em bases interactivas, evitando-se aulas expositivas e promovendo-se a participação activa dos estudantes. Um aspecto importante é que os estudantes são estimulados a contribuir para as aulas teóricas principais, abordando tópicos pré-seleccionados, relevantes para o programa e sujeitos a discussão geral. Os estudantes são também envolvidos activamente no trabalho de cada seminário, através da análise e discussão de artigos científicos sugeridos pelo professor, que se realiza em pequenos grupos.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos actuais aprofundados de processos de regulação celular ao nível molecular, com destaque para mecanismos de transdução de sinais e sinalização celular, nomeadamente (i) receptores membranares e segundos mensageiros; (ii) proteínas G e amplificação de sinais; (iii) domínios e módulos de sinalização; (iv) papel dos lípidos membranares em processos de sinalização.

Tendo em conta uma apreciável diversidade de formação científica, pretende-se que os estudantes progridam rapidamente do fundamental para o mais complexo, habilitando-os a lidar com problemas de ponta próximos da investigação.

Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências de raciocínio crítico, de aprendizagem autónoma e de trabalho em grupo, necessárias para abordar temas complexos de uma forma criativa.

Pretende-se que os estudantes aprofundem competências de leitura, pesquisa bibliográfica e comunicação, promovendo o seu gosto pela investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

1) Operadores de sinalização 1: receptores e segundos mensageiros. Receptores ionotrópicos e metabotrópicos. Sinalização por receptores de insulina (InsR). InsR, resistência à insulina e diabetes mellitus.

(2) Operadores de sinalização 2: proteínas G heterotriméricas e monoméricas (Ras). Factores de troca de nucleótidos de guanina. Proteínas G e amplificação da acção de receptores.

(3) Operadores de sinalização 3: domínios de sinalização. Sinalização por isoformas de fosfolipases específicas para fosfolípidos de inositol e por isoformas da PKC. Sensores de Ca2+ em proteínas.

(4) Operadores de sinalização 4: interacções lípido-proteína. Papel dos lípidos na organização topológica e na dinâmica conformacional das proteínas membranares.

(5) Seminários sobre temas especiais de transdução de sinais.

(6) Simulação de trabalhos experimentais (dry-lab) sobre sinalização celular, envolvendo discussão dos fundamentos metodológicos e contacto com instrumentação laboratorial.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Manuel de Oliveira Martinho do Rosário

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Apresentação no âmbito de seminário: 10.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

1) Signal Transduction. B. Gomperts, Academic Press, 2nd ed., 2009;

2) Life - as a Matter of Fat: The Emerging Science of Lipidomics. O.G. Mouritsen, Springer, 2005;

3) Membrane Microdomain Signaling: Lipid Rafts in Biology and Medicine. M.P. Mattson, Humana Press, 1st ed., 2005;

4) Plant Physiology. L. Taiz & E. Zeiger, Sinauer Associates, Inc., 5th ed.,  2010;

5) Molecular Cell Biology. H. Lodish, A. Berk, C.A. Kaiser, M. Krieger, M.P. Scott, A. Bretscher, H. Ploegh & P. Matsudaira, W.H. Freeman, 6th ed., 2007;

6) Lehninger principles of biochemistry. D.L. Nelson & M.M. Cox, W.H. Freeman, 6th ed., 2013.

 

São ainda recomendados vários artigos científicos como bibliografia suplementar.

Several scientific articles are also recommended as supplementary bibliography.