Psicossociologia da Família

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01008216
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projecção de material visual. Em cada aula há a apresentação oral da recensão de um artigo de investigação recente (recensão crítica) por um grupo de estudantes, seguida da discussão das implicações ao nível da prática do serviço social.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a complexidade da família atendendo à sua universalidade e diversidade sociocultural e histórica;

- Compreender os principais paradigmas para o estudo da família e avaliar a sua relevância e interdependência em função dos objectivos de intervenção social;

- Contextualizar as diferentes funções sociais e psicológicas das relações de parentesco na sociedade contemporânea;

- Identificar as principais dimensões das práticas educativas familiares e respectivo papel no desenvolvimento pessoal dos filhos;

- Conceptualizar a função social e identitária da parentalidade ao longo do ciclo de vida;

- Conhecer procedimentos socioeducativos de empowerment familiar/programas de Educação Parental;

- Interpretar os resultados da investigação actual sobre as variáveis sociofamiliares e conceptualizar as respectivas implicações teóricas e práticas.

Estágio(s)

Não

Programa

A universalidade e diversidade da família: Quem são os membros familiares/Quais as funções da família/Como a família se relaciona com outros grupos

- O estudo da família segundo as abordagens interaccionista, desenvolvimentista, ecológica, sistémica e construtivista;

- A natureza das relações de parentesco na sociedade contemporânea;

- Práticas educativas parentais e desenvolvimento dos filhos;

- A função social e identitária da parentalidade ao longo do ciclo de vida;

- Programas de empowerment da família.

Docente(s) responsável(eis)

Madalena Moutinho Alarcão Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (3-75%) + Trabalho prático de grupo – recensão crítica de um artigo de investigação (apresentação oral numa aula e entrega de relatório escrito – 25% da nota final: 100.0%

Bibliografia

Cheal, D. (2002).Sociology of Family Life. Wiltshire: PALGRAVE MACMILLAN

Cheal, D. (2008). Families in today’s world – A comparative approach. Oxon: Routledge.

Cruz, M. J. (2005). Parentalidade. Coimbra: Quarteto Editora.

Fonseca, A. C. (2002). Comportamento anti-social e família: uma abordagem científica. Coimbra: Almedina.

Fuster, E. G. & Ochoa, G. M. (2000). Psicología social de la familia .Barcelona: Ediciones Paidós.

Gayet, D. (2004). Les pratiques éducatives des familles. Paris: PUF.

Relvas, A. P. & Alarcão, M. (2002). Novas formas de família. Coimbra: Quarteto Editora.

Scott, J., Treas, J.& Richards, M. (2004). The blackwell companion to the sociology of families. Malden-USA: Blackwell

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