Introdução à Sociologia

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01008183
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base de história, geografia ou sociologia.

Métodos de Ensino

A unidade curricular é lecionada em aulas teórico-práticas, que combinam exposição de conteúdos, envolvimento coletivo na discussão em grupo. Em articulação com as metodologias de avaliação mista, privilegia-se a participação ativa dos estudantes. A recolha de exemplos e fenómenos retirados da vida quotidiana é fortemente estimulada e valorizada.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como preocupação central familiarizar os estudantes com a linguagem, os conceitos e as principais problemáticas que definem a especificidade da Sociologia enquanto discurso científico. Pretende-se levar os alunos a distinguir o olhar sociológico do discurso comum, o que requer uma atenção especial à componente epistemológica, em especial no que se refere à necessidade de desconstruir e romper com os lugares-comuns sobre as falsas evidências do social.

Pretende-se adotar uma postura simultaneamente crítica ao longo das sessões letivas, sem deixar de confrontar algumas das principais correntes teóricas da sociologia, realçando a importância da pluralidade teórica na construção do conhecimento sociológico. Nesse sentido, os estudantes são estimulados a refletir sociologicamente sobre temas e problemas da atualidade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A perspetiva sociológica: indivíduo, sociedade e relações sociais: Questões sociológicas; O significado prático da sociologia; A natureza científica do conhecimento sociológico; A pesquisa sociológica; Estruturas sociais e ação humana. 2. Cultura e sociedade: processos de socialização e estruturação das relações sociais: Socialização primária e socialização secundária; Socializações múltiplas e pluralidade de contextos; A normatividade do “social”: papéis sociais, normas, valores, instituições; Controlo social, conformidade e desvio. 3. Estruturas de poder e desigualdades sociais: A teoria marxista e a teoria weberiana das desigualdades sociais; Os novos eixos de diferenciação de classes; As desigualdades nas sociedades contemporâneas: classes, diferenciação sexual e diferenciação geracional; As sociedades capitalistas como constelações políticas: os modos básicos de produção do poder; Hierarquias sociais e hierarquias culturais.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Madalena Santos Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Trabalhos de grupo, apresentações na sala de aula: 50.0%
Exame Final: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas-A construção social da realidade: um livro sobre sociologia do conhecimento. 2ª ed. Lisboa: Dinalivro, 2004. [BP 165 BER]

BERGER, Peter- Perspetivas sociológicas. Petrópolis: Vozes, 1980. [316 BER]

COSTA, António Firmino — O que é Sociologia. Lisboa: Difusão Cultural, 1992

GIDDENS, Anthony -“Sociologia: problemas e perspetivas”, in A. Giddens, Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 19-40, 1997.

LAHIRE, Bernard - “O actor plural”, in B. Lahire, O homem plural. As molas da ação. Lisboa: Instituto Piaget, pp. 21-47, 2003.

MILLS, C. Wright- “A promessa”, in C. W. Mills, A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, pp. 9-32, 1980.

RODRIGUES, Carlos Farinha (coord.) -Desigualdades Sociais. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2011. 

SANTOS, Boaventura de Sousa- “Cinco desafios à imaginação sociológica”, in B. S. Santos, Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento, pp. 19-24, 1999