Fundamentos Teóricos da Sociologia

Ano
1
Ano lectivo
2009-2010
Código
01008145
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deve ter concluído com sucesso a disciplina de Introdução à Sociologia.

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, compostas de uma parte expositiva complementada com a participação dos alunos. É valorizada a aplicação dos conceitos apreendidos à realidade actual e a projectos de investigação em curso. Nas aulas que incluem a discussão dos textos obrigatórios, há sempre uma breve síntese dos textos por parte do docente, seguida da apresentação dos mesmos por parte dos alunos e de discussão colectiva. O principal objectivo é desenvolver nos alunos uma capacidade de interpretação autónoma e reflectida dos textos dos autores, contextualizando-os na época e nos debates coevos.

Resultados de Aprendizagem

Os/as alunos/as com esta unidade curricular devem adquirir um conhecimento aprofundado sobre um conjunto de temáticas que são estruturantes no pensamento sociológico, sabendo reportar claramente os debates e os conceitos aos precursores e pensadores clássicos da Sociologia. Também devem saber interpretar os textos precursores e clássicos à luz de uma hermenêutica problematizadora, contextualizando os debates no tempo e no espaço da sua produção, atendendo às condições que propiciaram a emergência de um pensamento sociológico autónomo. Os/as alunos/as devem tomar consciência da actualidade dos conceitos propostos pelos autores, do que pode ser considerado os conceitos universais da Sociologia, e da especificidade do debate teórico nas Ciências Sociais.

Estágio(s)

Não

Programa

Procura-se captar, a níveis diferentes de generalidade e abstracção, a componente teórica das ciências sociais e as condições sociais, políticas, culturais e intelectuais de emergência da sociologia como ciência. Conteúdos programáticos: A análise teórica em Sociologia: a centralidade dos precursores e do pensamento clássico. Os precursores da Sociologia: Ibn Khaldun, Hobbes, Montesquieu, Rousseau, Saint-Simon. Os fundamentos da Sociologia: Auguste Comte, Alexis de Tocqueville.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Oliveira Mendes

Bibliografia

ARON, Raymond — As etapas do pensamento sociológico : Montesquieu, Comte, Marx, Tocqueville, Durkheim, Pareto, Weber. Lisboa : Publicações Dom Quixote, 1991. [BP 316.2 ARO]. CRUZ, Manuel Braga da - Teorias sociológicas : antologia de textos. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 1989. [BP 316.2 TEO]. HEILBRON, Johan — Naissance de la sociologie. Paris : Agone, 2006. [BP 316.2 HEI]. HISTÓRIA da análise sociológica. Org. Tom Bottomore, Robert Nisbet. Rio de Janeiro : Zahar, 1980. [BP 316.2 HIS]. LEPENIES, Wolf — Between literature and science : the rise of sociology. Cambridge : Cambridge University Press ; Paris : Editions de la Maison des Sciences de l'Homme, 1988. [BP 316.2 LEP]. LEVINE, Donald Nathan — Visões da tradição sociológica. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor, 1997. [BP 316.2 LEV]. TURNER, Jonathan H. ; BEEGHLEY, Leonard ; POWERS, Charles H. — The emergence of sociological theory. 4th ed.. Belmont : Wadsworth Publishing Company, 1998. [BP 316.2 TUR].