Aprendizagem e Memória
2
2020-2021
01007900
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas expositivas, exercícios práticos e um trabalho individual (relatório elaborado fora das aulas).
Avaliação periódica
2 provas Tipo A (prova escrita presencial sobre toda a matéria leccionada): 7.5 valores cada
1 prova Tipo C (trabalho individual): 5 valores. (relatório de um dos exercícios práticos escolhido pelo aluno).
- Fórmula de cálculo da classificação final: Nota 1ª Freq + Nota 2ª Freq + NotaTrab individual
Resultados de Aprendizagem
Objectivos
Saber como se adquire conhecimento não declarativo e declarativo
Saber como o conhecimento (não declarativo e declarativo) pode ser mantido e recuperado na memória
Resultados da aprendizagem
Conhecimento de conceitos básicos e de diversas abordagens da psicologia experimental da aprendizagem e da memória.
Desenvolvimento de uma compreensão integrada dos processos envolvidos quer na aprendizagem quer na memória.
Estágio(s)
NãoPrograma
Habituação: fenómenos básicos. Aprendizagem sobre co-ocorrências (condicionamento clássico): procedimentos básicos; fenómenos de condicionamento indirecto e de interferência; condicionamento inibitório; contiguidade temporal versus contingência. Aprendizagem sobre consequências (condicionamento operante): programas de reforço simples e complexos; controlo de estímulo; aprendizagem sem erros.
Processos básicos da memória: codificação/armazenamento, retenção e recuperação. Tipos/sistemas de memória declarativa e não declarativa. Modelos de memória: modelo modal e outros. Esquecimento: declínio e interferência; acessibilidade versus disponibilidade; inibição.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Salomé Ferreira Estima Pinho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Frequência: 75.0%
Bibliografia
Baddeley, A. (1997). Human memory: Theory and practice (revised edition). Hove: Psychology Press.
Baddeley, A., Eysenck, M. W., & Anderson, M. C. (2015). Memory (2nd ed.). Hove: Psychology Press.
Byrne, J. H. (2017). Learning and memory: A comprehensive reference (2nd ed.). Amsterdam: Academic Press.
Domjan, M. (2014). The principles of learning and behavior (7th edition). Toebben Drive, KY: Wadsworth.
Dudai, Y. (2004) Memory from A to Z: Keywords, concepts and beyond (rev. ed.). Oxford: Oxford University Press,
Mazur, J. E. (2005). Learning and behavior (8th edition). Oxford, UK: Routledge.
Neath, I., & Surprenant, A. M. (2003). Human memory: An introduction to research, data, and theory (2nd edition). London: Thomson/Wadsworth.
Schwartz, B. L. (2017). Memory: Foundations and applications (3rd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.
Tulving, E., & Craik, F. I. M. (2005). The Oxford handbook of memory. Oxford: Oxford University Press.