Psicologia Forense
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2023-2024
01007885
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A unidade curricular recorre à exposição teórica, à análise de casos, à partilha de experiências por parte de profissionais (nomeadamente, psicólogos, magistrados e advogados) com experiência na articulação entre a psicologia e o direito e na investigação e à participação ativa dos/as estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos de ensino:
- introduzir os/as estudantes no estudo da psicologia forense;
- apresentar as principais áreas de trabalho e atividades do psicólogo forense;
- sensibilizar os/as estudantes para as principais áreas de investigação em psicologia forense.
No final da unidade curricular, pretende-se que os alunos saibam:
- explicar a origem e evoluções da psicologia forense e distingui-la de outras áreas de atuação do psicólogo;
- identificar a estrutura do sistema legal e compreender as relações entre a psicologia e o direito;
- reconhecer a especificidade da avaliação em psicologia forense e a relevância dos relatórios psicológicos elaborados para o contexto judicial;
- descrever algumas práticas de intervenção do psicólogo forense;
- analisar e discutir as questões éticas e deontológicas que se colocam ao psicólogo que trabalha com o sistema de justiça;
- enunciar os resultados de alguma da mais recente investigação na área forense.
Estágio(s)
NãoPrograma
1 Objeto e campo de aplicação da psicologia forense
2 Origens e evolução histórica da psicologia forense
3 Estrutura do sistema legal e relação entre o Direito e a Psicologia
4 Especificidades da avaliação em psicologia forense
5 Prática(s) do psicólogo forense nas áreas do direito penal, direito do trabalho, direito civil, direito da família e das crianças (e.g., delinquência juvenil, avaliação do dano, responsabilidades parentais, violência):
6 O papel do psicólogo como testemunha forense
7 Aspetos éticos e deontológicos na prática do psicólogo forense
8 Tendências da investigação em psicologia forense.
Docente(s) responsável(eis)
Madalena Moutinho Alarcão Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 40.0%
Mini Testes: 60.0%
Bibliografia
APA (2015). APA Handbook of psychology and juvenile justice. Washington:APA.
Hess, A. & Weiner, I.(2006). Handbook of forensic psychology. New York: John Wiley & Son.
Huss, M. T. (2014). Forensic psychology: Research, clinical practice, and applications (2nd ed.). Malden: Wiley.
Grigorenko,E.(2012).Juvenile forensic psychology and psychiatry.London:Springer
Roesch, R., & Cook, A.(2017).Handbook of forensic mental health services.NY: Routledge.
Towl, G., Crighton, D. (2010). Forensic psychology. Chischester: BPS Blackwell.
Walker, L. E., & Shapiro, D. (2010) Introduction to forensic psychology: Clinical and social psychological perspectives. New York: Plenun Pub.