Psicologia Forense
0
2019-2020
01007885
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Tratando-se de uma uc TP as aulas consistirão numa exposição oral sobre os dados mais relevantes da investigação teórica e empírica, relativos a cada ponto do programa, a qual será regularmente complementada por uma componente mais prática. Esta última abrangerá um leque diversificado de elementos tais como apresentação e discussão de vídeos científicos, análise e discussão de relatórios psicológicos e textos teóricos e empíricos relevantes para os temas abordados na exposição de cada aula. Tais actividades, de natureza mais prática, terão lugar na 2.ª parte de cada aula.
Resultados de Aprendizagem
1)O objectivo desta uc é fornecer uma visão ampla e crítica dos principais contributos da Psicologia para o sistema de justiça, destacando os problemas com que os psicólogos mais frequentemetne aí se vêem confrontados.
2)Espera-se que através dela, os alunos adquiram as competências necessáris para:
- descrever os principais conceitos e subdomínios da psicologia forense
- descrever o papel dos psicólogos que trabalham no sistema da justiça
-identificar e avaliar as doenças mentais mais frequentes nesse contexto
-utilizar com rigor os instrumentos e procedimentos mais recomendados para dar resposta às questões colocadas pelos profissionais da justiça
- ler de maneira crítica documentos (de investigação ou relatórios) sobre diferentes tópicos de psicologia forense
- analisar e discutir as questões éticas e deontológicas encontradas nesse trabalho
- comunicar de maneira convincente os resultados da investigação psicológica neste dominio a outros profissionais e e ao público em geral
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Construção de uma disciplina
conceitos
sinopse histórica
sub-áreas
2.O psicólogo no contexto judiciário
o enquadrameto legal
sua distinção do Psicólogo clínico
específicidade da prova pericial em psicologia
lógica do Direito e a lógica da Psicologia
3.Doença mental em Psicologia Forense
perturbações do foro psicótico
deficência mental
toxicodependência
outra
4.Psicopatia
Definições
Modelos e instrumentos de avaliação
Relação com o crime
Traços psicopáticos em crianças/adolescentes
5.Funções e instumentos do psicólogo no processo penal
Interrogatório e entrevistas
avaliação de competências jurídicas e testemunhos
avaliação da sanidade mental e responsabilidade criminal
avaliação de risco de violência/perigosidade
6.Tópicos específicos
violência sexual e pedofilia
desistência do crime e tratamento dos delinquentes
7.Psicologia Forense de Crianças/Adolescentes
contributos de várias disciplinas de Psicologia
métodos específicos de avaliação
abuso de menores
desenvolvimentos recentes
Docente(s) responsável(eis)
António Castro Fonseca
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
APA(2015). APA Handbook of psychology and juvenile justice. Washington:APA.Borgida, E.& Fiske, S.( 2008).Beyond Common Sense:Psychological Science in the Courtroom. USA:Blackwell Publishing
Fonseca, A., Simões, M., Taborda Simões, M. & Pinho, M. (2006). Psicologia Forense. Coimbra:Almedina
Fonseca, A.C. (2008). Psicologia e Justiça. Coimbra:Almedina
Goldstein, A.M. (2007).Forensic psychology: Emerging topics and expanding roles.NY:Wiley
Grigorenko,E.(2012).Juvenile Forensic Psychology and Psychiatry.London:Springer
Hess, A. & Weiner, I.(2006). Handbook of Forensic Psychology. New York:John Wiley & Son
Roesch, R., & Cook, A.(2017).Handbook of forensic mental health services.NY:Routledge
Simões,M. Almeida,L.e Gonçalves,M.(2017). Psicologia Forense: Instrumentos de avaliação. Lisboa PFactor
Skeem, J., Douglas, K. & Lilienfeld, S.(2009).Psychological science in the courtroomy.NY:The Guilford Press
Ward, T., & Maruna, S. (2007).Rehabilitation:Beyond the risk paradigm. London:Routledg