Psicologia Forense

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
01007885
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conclusão da licenciatura

Métodos de Ensino

Há aulas teóricas e práticas. As primeiras serão destinadas à exposição de conceitos e modelos teóricos e uma análise crítica das investigações mais importantes relativas aos diversos conteúdos programáticos. As segundas são destinadas a ilustrar como esses conhecimentos são utilizados na execução das diversas tarefas frequentemente confiadas ao psicólogo que trabalha no sistema da justiça. Para tal, recorrer-se-á à análise e discussão de vídeos científicos e ao estudo de casos relacionados com os diferentes conteúdos desta unidade curricular. Além disso, durante as aulas práticas haverá a apresentação e discussão de trabalhos individuais sobre temas relacionados com a matéria exposta nas aulas teóricas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo fornecer aos alunos uma visão crítica e aprofundada dos principais contributos da Psicologia para o sistema de justiça nas suas diferentes vertentes (v.g criminal e de menores).

Espera-se que através desta unidade curricular, os alunos adquiram um bom conhecimento de conceitos e princípios da Psicologia Forense, se familiarizem com as técnicas e procedimentos mais frequentemente utilizados por psicólogos que trabalham nesta área, fiquem com uma visão aprofundada das questões actualmente dominantes (tanto a nível da investigação como ao nível da intervenção) e se sintam preparados para lidar com os problemas éticos e deontológicos que com frequência se colocam aos profissionais de psicologia forense.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Psicologia Forense

- Definição

- Uma breve sinopse histórica

2. O psicólogo no contexto judiciário

- Os papéis do psicólogo forense

- Alguns aspectos da prova pericial    

3. Doença mental e crime

 - Uma visão geral

 - O caso das Perturbações da personalidade, psicopatia e crime:

  • Terminologias e conceitos
  • Subtipos e modelos de psicopatia
  • Técnicas e instrumentos da sua Avaliação
  • Recentes tentativas de alargamento do conceito a crianças e adolescentes

4. Responsabilidade criminal

5. Avaliação de competências jurídicas (v.g. participar no próprio julgamento)

6. Avaliação de riscos de violência/perigosidade

- o caso de violência sexual

7. A questão das falsas confissões e das memórias recalcadas

8. Questões específicas de Psicologia Forense da Criança e do Adolescente

- Desenvolvimentos recentes

9. Tendências actuais a nível da reabilitação no domínio da delinquência:

- A questão da justiça terapêutica

10. Reflexões a partir de alguns casos recentes em Psicologia Forense

Docente(s) responsável(eis)

António Castro Fonseca

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação da parte prática : 35.0%
Avaliação final para a parte teórica : 65.0%

Bibliografia

Bailey, S. & Dolan, M. (2004). Adolescent forensic psychiatry. London: Arnold.

Borgida, E. & Fiske, S. T.(Eds). (2008). Beyond Common Sense: Psychological Science in the Courtroom. USA: Blackwell Publishing.

Fonseca, A. C., Simões, M. R., Taborda Simões, M. C. & Pinho, M. S. (2006). Psicologia forense. Coimbra: Almedina.

Fonseca, A. C. (2008). Psicologia e Justiça. Coimbra: Almedina.

Goldstein, A. M. (2007). Forensic psychology: Emerging topics and expanding roles. New York: Wiley.

Gonçalves, R. A. & Machado, C. (Eds.) (2005). Psicologia forense. Coimbra: Quarteto.

Hess, A. K. & Weiner, I. B. (Eds.) (2006). Handbook of Forensic Psychology. (3ªed.)New York: John Wiley & Sons, Inc.

Skeem, J. L., Douglas, K. S. & Lilienfeld, S. O. (2009). Psychological science in the courtroom: consensus and controversy. New York: The Guilford Press.

Viaux, J. L. (2003). Psychologie légale. Paris: Éditions Frison-Roche.