Estatística I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
01007868
Área Científica
Metodologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio dos conhecimentos adquiridos no âmbito dos currículos relativos às disciplinas de Matemática A, B, ou de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) leccionadas no Ensino Secundário.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas apresentação oral dos conteúdos (método expositivo) recorrendo a meios multimedia.

Nas aulas práticas (Laboratoriais) usam-se preferencialmente demonstrações e métodos de aprendizagem colaborativa.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Estatística I está centrada no desenvolvimento do pensamento estatístico (v.g., conceitos, raciocínio), da persistência (conduzindo à utilização dos conhecimentos e das competências estatísticas depois de concluírem a disciplina), e das atitudes e crenças (acerca do valor e da importância da estatística e acerca dos próprios como aprendizes e utilizadores da Estatística) de futuros psicólogos cientistas-práticos. Procura-se, igualmente, promover o desenvolvimento de competências práticas de análise de dados, nomeadamente, usando ferramentas informáticas de referência. Por exemplo, recorrendo ao programa IBM SPSS Statistics para Windows, os estudantes serão capazes de criar um ficheiro de dados, manipular e criar variáveis, produzir diversos tipos de gráficos e utilizar uma série de procedimentos de inferência estatística elementares (testes paramétricos e não-paramétricos aplicados a frequências, médias, variâncias e a outro tipo de estatísticas).

Estágio(s)

Não

Programa

A- Conceitos teóricos

1. Introdução: Linguagem básica da Estatística e dos Métodos Quantitativos de Análise de Dados.

2. Elementos da medida em psicologia.

3. Estatística descritiva e análise explortária de dados: Distribuições de frequências, medidas de tendência central, variabialidade e forma.

4. Medidas de posição (quantis) e pontuações derivadas (scores z)

5. Conceitos básicos de probabilidade e Distribuição Normal

6. Elementos de Inferência estatística: Estimação pontual, intervalar e lógica do teste de hipóteses/significância estatístiscos (TSE).

7. TSE envolvendo médias de amostras - Testes paramétricos: testes t para uma e duas amostras (independentes e relacionadas)

8. TSE não-paramétricos para uma e duas amostras (independentes e relacionadas)

9. Procedimentos para a análise de dados nominais/categoriais: Teste qui-quadrado.

B - Práticas laboratoriais

1. Introdução do IBM SPSS Statistics

2.  Estudos de variáveis usando vários procedimentos incluídos nos menus do SPSS

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Tomás Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 100.0%

Bibliografia

Cohen, B. (2008). Explaining Psychological Statistics. Hoboken, NJ: Wiley.

 

Field, A. (2017). Discovering Statistics Using IBM SPSS (5th ed.). London: SAGE.

 

Glass, G. V. & Hopkins, K. D. (1996). Statistical Methods in Education and Psychology (3rd ed.). Boston: Allyn & Bacon.

 

Guéguen, N. (1999). Manual de estatística para psicólogos. Lisboa: CLIMEPSI.

 

Howell, D. (1997). Statistical methods for psychology (4ª Ed.). Belmont, CA: Duxbury Press.

 

Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics (7ª ed.). ReportNumber: Pêro Pinheiro.

 

Norusis, M. (2012). IBM SPSS Statistics 19 Guide to Data Analysis. Upper Saddle River, NJ: Pearson.

 

Pallant, J. (2016). SPSS Survival Manual: A Step by Step Guide to Data Analysis Using IBM SPSS (6th ed.). London: Open University Press.

 

Pestana, M. H. e Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais - A complementaridade do SPSS (6ª ed.). Lisboa: Sílabo..