Estatística I

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
01007868
Área Científica
Metodologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio dos conhecimentos adquiridos no âmbito dos currículos relativos às disciplinas de Matemática A, B, ou de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) lecionadas no Ensino Secundário.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (50%): exposição dos conceitos que enquadram os métodos e as técnicas da estatística descritiva e da estatística inferencial. Aulas práticas (50%): para operacionalizar a dimensão conceptual através da resolução de problemas, recorrendo exercícios de aplicação prática e à manipulação de calculadoras científicas e/ou software estatístico apropriado.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Estatística I está centrada no desenvolvimento do pensamento estatístico (conceitos, raciocínio e pensamento), da persistência (conduzindo à utilização dos conhecimentos e das competências estatísticas depois de concluírem a disciplina), e das atitudes e crenças (acerca do valor e da importância da estatística e acerca dos próprios como aprendizes e utilizadores da Estatística) dos estudantes de Psicologia. Procura-se, igualmente, promover o desenvolvimento de competências práticas de análise de dados, nomeadamente, usando ferramentas informáticas de referência. Por exemplo, recorrendo ao programa SPSS para Windows, os estudantes serão capazes de criar um ficheiro de dados, manipular e criar variáveis, produzir diversos tipos de gráficos e utilizar uma série de procedimentos de inferência estatística elementares (testes paramétricos e não-paramétricos aplicados a frequências, médias, variâncias e a dados ordinais).

Estágio(s)

Não

Programa

A - Conceitos teóricos

I - Introdução: Linguagem básica da Estatística e dos Métodos Quantitativos de Análise de Dados

II - Estatística Descritiva e Análise Exploratória de Dados (Tabelas de frequências e gráficos associados; Medidas de Tendência Central; Medidas de Variabilidade; Medidas de Assimetria e de Curtose;

III - Estatística Inferencial (Conceitos básicos de Probabilidade; Distribuições de amostragem e Testes de Hipóteses Estatísticos acerca de médias – uma amostra; duas amostras independentes e relacionadas; Testes de Hipóteses Estatísticos Não-Paramétricos )


B - Laboratórios

I - Introduzindo o SPSS (iniciar uma sessão de trabalho com o SPSS; usar ficheiros de dados; construir um ficheiro de dados; manipular ficheiros e construir novas variáveis)

II - Trabalhar com os procedimentos do Menu Analyse do SPSS (Descriptives; Compare Means; Nonparametric Tests)

III – Trabalhar com os procedimentos do Menu Graphs do SPSS

IV – Produzir um relatório de análise de dados.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Tomás Silva

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Tipo A (Exame): 40.0%
Tipo C (Avaliação das práticas - 2 testes): 60.0%

Bibliografia

Cohen, B. (2008). Explaining Psychological Statistics. Hoboken, NJ: Wiley.

Field, A. (2005). Discovering Statistics Using SPSS (2nd ed.). London: SAGE.

Glass, G. V. & Hopkins, K. D. (1996). Statistical Methods in Education and Psychology (3rd ed.). Boston: Allyn & Bacon

Guéguen, N. (1999). Manual de estatística para psicólogos. Lisboa: CLIMEPSI.

Howell, D. (1997). Statistical methods for psychology (4ª Ed.). Belmont, CA: Duxbury Press.

Maroco, J. (2007). Análise estatística – Com utilização do SPSS (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Norusis, M. (2012). IBM SPSS Statistics 19 Guide to Data Analysis. Upper Saddle River, NJ: Pearson.

Pestana, M. H. e Gageiro, J. N. (2008). Análise de Dados para Ciências Sociais - A complementaridade do SPSS (5ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Online resources:

<http://davidmlane.com/hyperstat/index.html>

<http://davidmlane.com/hyperstat/normal_distribution.html>

<http://faculty.vassar.edu/lowry/VassarStats.html.