Projecto de Tese em Biologia Celular e Molecular

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03001964
Área Científica
Biologia Celular e Molecular
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
36.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências Instrumentais: Competência em comunicação oral e escrita, Conhecimento de uma língua estrangeira (Inglês), Competência em análise e síntese, Competência para resolver problemas, Capacidade de decisão; Competências Pessoais: Competência em raciocínio crítico; Competências Sistémicas: Preocupação com a qualidade, Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos, Competência em investigar, Competência em planear e gerir, Competência em autocrítica e auto-avaliação.

Métodos de Ensino

O doutorando desenhará, sob orientação tutorial (do orientador e comité tutorial), o plano de trabalhos e apresentará publicamente os resultados preliminares do seu percurso investigativo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular é dedicada inteiramente à elaboração do projecto de tese. O doutorando deverá elaborar o seu projecto de investigação capaz de conduzir à sua dissertação de doutoramento. Tal implica realizar a pesquisa bibliográfica e o “state of the art” relativa à área de especialização em causa, discutir com especialistas do comité tutorial (e outros) e até elaborar percursos experimentais piloto, conceber e seleccionar as metodologias experimentais apropriadas, reflectir sobre a exequibilidade e implicações éticas e sociais, bem como prever o impacto do seu percurso investigativo na área de estudo correspondente.

Estágio(s)

Não

Programa

Nesta unidade curricular o aluno terá que apresentar um relatório escrito detalhado sobre o projeto de tese (variável consoante o tema da mesma), incluindo o estado da arte, objetivos, hipóteses de trabalho e desenho experimental. Este relatório deve corresponder a um percurso investigativo coerente, de cariz experimental, que seja inovador e completo. Terá ainda que defender o projeto e tese perante um comité científico especializado.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Ângelo do Carmo Pardal

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

A definir de acordo com a área de especialização / To be defined according to the research area.