Museus, Património e Memória

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
03003067
Área Científica
Antropologia Social e Cultural
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

1.º ciclo em ciências sociais ou áreas afins.

Métodos de Ensino

A unidade está organizada em aulas de exposição teórica baseadas em bibliografia de leitura prévia e obrigatória, e sessões de seminário dedicadas à apresentação e debate do trabalho em curso desenvolvido pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade pretende (1) promover uma aproximação crítica aos estudos em museologia; (2) contextualizar os museus no contexto social e cultural mais vasto; (3) oferecer uma introdução às teorias da memória bem como aos textos-chave sobre a influência da globalização sobre as instituições culturais; (4) insistir na especificidade dos museus no âmbito de culturas determinadas e períodos históricos precisos, promovendo a abordagem crítica às abordagens generalistas que caracterizam a museologia atual.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade examina a relação crucial entre a memória institucional e os processos pessoais de memorialização e esquecimento. Analisando o desenvolvimento histórico as coleções e dos museus e a sua conexão com a construção da memória, debruçamo-nos sobre o seu lugar no contexto da emergência dos patrimónios nacionais. Consideramos também a sua relação com os monumentos, parques, paisagens edificadas e com o chamado «património imaterial». A partir dos contributos de teóricos sociais centrais como Pierre Nora, Pierre Bourdieu, Arjun Appadurai, Garcia Canclini, observa-se ainda a transformação das instituições culturais no âmbito da globalização, bem como a erosão da memória local, à medida que a mesma é apropriada por estruturas ideológicas nacionais e regionais.

Docente(s) responsável(eis)

Vera Manuela Miranda Marques Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação contemplará um trabalho final. Este trabalho deverá reflectir uma leitura crítica de vários dos textos comentados e apresentar um argumento que terá em conta um ou vários dos subtemas apresentados na disciplina. : 100.0%

Bibliografia

A. Appadurai, 1996, Modernity at Large. Cultural Dimensions of Modernity.

J. Climo e M Cattell (eds.), 2002, Social Memory and History. Anthropological Perspectives.

B. Carbonell (ed.), 1995, Hybrid Cultures. Strategies for Entering and Leaving Modernity.