Museus, Património e Memória
1
2014-2015
03003067
Antropologia Social e Cultural
Português
Presencial
Semestral
5.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
1.º ciclo em ciências sociais ou áreas afins.
Métodos de Ensino
A unidade está organizada em aulas de exposição teórica baseadas em bibliografia de leitura prévia e obrigatória, e sessões de seminário dedicadas à apresentação e debate do trabalho em curso desenvolvido pelos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade pretende (1) promover uma aproximação crítica aos estudos em museologia; (2) contextualizar os museus no contexto social e cultural mais vasto; (3) oferecer uma introdução às teorias da memória bem como aos textos-chave sobre a influência da globalização sobre as instituições culturais; (4) insistir na especificidade dos museus no âmbito de culturas determinadas e períodos históricos precisos, promovendo a abordagem crítica às abordagens generalistas que caracterizam a museologia atual.
Estágio(s)
NãoPrograma
Esta unidade examina a relação crucial entre a memória institucional e os processos pessoais de memorialização e esquecimento. Analisando o desenvolvimento histórico as coleções e dos museus e a sua conexão com a construção da memória, debruçamo-nos sobre o seu lugar no contexto da emergência dos patrimónios nacionais. Consideramos também a sua relação com os monumentos, parques, paisagens edificadas e com o chamado «património imaterial». A partir dos contributos de teóricos sociais centrais como Pierre Nora, Pierre Bourdieu, Arjun Appadurai, Garcia Canclini, observa-se ainda a transformação das instituições culturais no âmbito da globalização, bem como a erosão da memória local, à medida que a mesma é apropriada por estruturas ideológicas nacionais e regionais.
Docente(s) responsável(eis)
Vera Manuela Miranda Marques Alves
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação contemplará um trabalho final. Este trabalho deverá reflectir uma leitura crítica de vários dos textos comentados e apresentar um argumento que terá em conta um ou vários dos subtemas apresentados na disciplina. : 100.0%
Bibliografia
A. Appadurai, 1996, Modernity at Large. Cultural Dimensions of Modernity.
J. Climo e M Cattell (eds.), 2002, Social Memory and History. Anthropological Perspectives.
B. Carbonell (ed.), 1995, Hybrid Cultures. Strategies for Entering and Leaving Modernity.