Cognição em Primatas

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03002971
Área Científica
Antropologia Biológica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Primatologia.

Métodos de Ensino

O funcionamento da unidade curricular incluirá aulas serão de carácter expositivo por parte do docente, permitindo contudo discussão de alguns temas e artigos científicos com os alunos. Algumas aulas incluirão também visualização e discussão de documentários científicos de investigações recentes ou metodologias inovadoras.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa rever o  rever o conhecimento científico sobre aspectos da cognição dos primatas não-humanos. Um dos objectivos de estudar cognição em primatas não-humanos é poder situar a cognição humana num contexto evolutivo apropriado Serão considerados tanto estudos em cativeiro como em habitat natural, e serão avaliadas perspectivas opostas sobre cognição, usando a teoria evolutiva como base e os dados disponíveis. Ao olharmos para as diferentes formas da cognição dos primatas, poderemos ver semelhanças e diferenças entre diferentes ramos filogenéticos da ordem dos primatas.

Estágio(s)

Não

Programa

Serão abordados tópicos relacionados com o Conhecimento do Mundo Físico (espaço e objectos, características e categorização, quantidades, ferramentas e causalidade) e o Conhecimento do Mundo Social (inter-acções, Teoria da Mente, comunicação, aprendizagem e cultura). Será também feita uma introdução à Primatologia Cultural, relacionando com a aprendizagem e focando a existência de cultura em primatas não-humanos. Será discutido, numa perspectiva crítica, o significado de cultura e como documentá-la na ordem dos primatas. Serão discutidas igualmente, tendo por base a teoria evolutiva, questões sobre a análise do fenómeno cultura de forma comparativa. Será a cultura humana é única? Discutir-se-á a pertinência de falarmos de uma Arqueologia de Primatas.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Jorge Gama Mota

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto de Trabalho: 20.0%
Trabalho Final de Pesquisa Bibliográfica: 80.0%

Bibliografia

Amant RS & Horton TE 2008 Revisiting the definition of animal tool use. Animal Behaviour, 75:1199-1208.

Byrne RW et al 2004. Understanding culture across species. Trends in Cognitive Sciences, 8:341-346.

Call J 2000. Representing space and objects in monkeys and apes. Cognitive Science, 24:397-422.

Dunbar RI 1998. The Social Brain Hypothesis. Evolutionary Anthropology, 6:178-190.

Haslam M et al 2009. Primate Archaeology. Nature, 460:339-444.

Huffman MA 2001. Self-medicative behaviour in the African great apes: An exploratory perspective into the origins of human traditional medicine. BioScience, 51:65-661.

Matsuzawa T(ed) 2001. Primate origins of human cognition and behaviour. Tokyo, Springer-Verlag.

McGrew WC 1992. Chimpanzee Material Culture. Implications for Human Evolution. Cambridge Univ. Press.

Paar LA & de Waal FB 1999. Visual kin recognition in chimpanzees. Nature, 399: 647.

Premack D 2007. Human and animal cognition: Continuity and discontinuity. PNAS USA, 104:13861-13867.

Tomasello M & Call J 1997. Primate Cognition, Oxford Univ. Press.

Whiten A et al 1999. Cultures in chimpanzees. Nature, 399:682-685.

 

Nota:Uma lista completa será fornecida!