Sistemas de Climatização em Edifícios

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02010735
Área Científica
Ambiente e Construção
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Edifícios e Meio Ambiente

Métodos de Ensino

Aulas expositivas dos fundamentos físicos e principais conceitos, completadas com a resolução de exemplos ilustrativos simples.

Aulas com a apresentação, discussão e resolução de problemas práticos.

Elaboração pelos alunos (em grupo de dois elementos) de um relatório sobre um tópico específico na área da climatização de edifícios, focado nas tecnologias atualmente estabelecidas e nas possibilidades futuras das tecnologias emergentes.

Resultados de Aprendizagem

O curso tem como principal objetivo apresentar e desenvolver os conceitos fundamentais sobre aquecimento, ventilação e ar condicionado de edifícios e dos sistemas necessários. A abordagem dos temas relacionados com a saúde e conforto térmico, o comportamento térmico de edifícios, a noção de cargas térmicas, a psicrometria do ar húmido, os princípios de ventilação e os componentes dos sistemas de climatização, pretende dotar os alunos das bases necessária para desenvolver projetos, analisar e operar sistemas de climatização em edifícios.

Estágio(s)

Não

Programa

1 – Nota Histórica. Conceitos fundamentais.

2 – Condicionamento e distribuição de ar em edifícios: Componentes de um sistema de climatização. Tipos de sistemas. Bomba de calor/máquina frigorífica. Recuperação de calor. Armazenamento de energia térmica.

3 – Ar húmido: Parâmetros fundamentais. Processos típicos de tratamento de ar húmido.

4 – Ambientes interiores: Conforto térmico. Balanço térmico do corpo humano e fisiologia térmica. Índices ambientais. Avaliação e controlo de ambientes térmicos. Regulamentos e normas.

5 – Cargas térmicas de aquecimento e arrefecimento. Transmissão de calor pela envolvente dos edifícios. Condições interiores e exteriores de projeto. Ganhos térmicos interiores. RCCTE e RSECE.

6 – Conceitos fundamentais de ventilação. Princípios de distribuição do ar interior e aplicações. Ventiladores, condutas e difusores. Redes de distribuição de ar.

7 – Refrigeração: Conceitos básicos. Ciclo de compressão. Refrigerantes. Ciclos de Absorção e adsorção

Docente(s) responsável(eis)

Adélio Manuel Rodrigues Gaspar

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

F.C. McQuiston, J. Parker and J. D. Spitler, Heating, Ventilating and Air Conditioning: Analysis and Design, John Wiley and Sons, 2005.

J. F. Kreider. Handbook of Heating, ventilation and air conditioning, CRC Press, 2001.

W.F. Stoecker e J.W. Jones, Refrigeração e Ar Condicionado, McGraw- Hill, 1985. N.C. Harris, Modern Air Conditioning Practice, McGraw-Hill, 1983.

Standards and regulations (ISO, ASHRAE; DIN; NP).