Economia da Energia e Mercados de Energia

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02010661
Área Científica
Economia e Gestão
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Ensino em sala de aula:

- Exposição dos temas em debate com os estudantes (estudante-estudante e estudante-docente).

- Resolução (pelos estudantes, individualmente ou em pequenos grupos, ou pelo docente) de casos ilustrativos do interesse prático dos temas.

- Ciclos de palestras com peritos na área (agentes reguladores, de mercado, indústria)

- Role-playing.

Na exposição de temas e na discussão de casos enfatiza-se a motivação dos estudantes para o estudo dos temas através de exemplos concretos. Quando oportuno, menciona-se investigação em que o docente esteja ou tenha estado envolvido.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos com conhecimentos de Economia da Energia em termos analíticos e de modelização. Promover as capacidades de investigação em áreas da fronteira Economia-Gestão-Engenharia. Alertar para os processos de tomada de decisão que afectam a economia e a gestão da energia, quer a nível do Estado quer das empresas industriais, incluindo tópicos económicos, de regulação sectorial ou aspectos institucionais que enquadram as decisões de gestão.

Estágio(s)

Não

Programa

Âmbito da economia da energia. A transformação da cadeia de valor da indústria energética. Estrutura da oferta e da procura de energia. A transição de mercado, reforma da regulação e introdução da concorrência. Motivação das políticas públicas do sector energético e as diretivas comunitárias. O desenho de mercado. Questões críticas: poder de mercado, crises energéticas,  segurança do abastecimento, falhas de mercado e externalidades, fusões e aquisições. O surgimento de novos mercados grossistas: a formação de preços spot e futures. Finanças da energia e gestão do risco financeiro. Aspectos de volatilidade e mecanismos de cobertura de risco. Estudo de casos no âmbito da construção do mercado interno europeu da electricidade. Impactos da penetração das energias renováveis em dimensões sócioeconómicas.

Docente(s) responsável(eis)

Patrícia Carla Gama Pinto Pereira da Silva de Vasconcelos Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Bunn, D. (ed) (2004), Modelling prices in competitive electricity markets, Wiley Finance, John Wiley & Sons

 

Joskow, P., Schmalensee, R., (1983), Markets for Power: An Analysis of Electric Utility Deregulation, MIT Press, Cambridge, Massachusetts

 

Newbery, D., (2000), Privatization, Restructuring, and Regulation of Network Utilities, MIT Press, Cambridge, Massachusetts.

 

Silva, Patrícia Pereira da, (2007), O sector da Energia Eléctrica na União Europeia – evolução e perspectivas (The electricity supply industry in the European Union, in portuguese), Coimbra University Press, Coimbra.

 

Up-to-date Energy Policy retrevied from http://ec.europa.eu/energy/index_en.htm