Qualidade do Ambiente Interior

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02010024
Área Científica
Ambiente e Construção
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Ensino em sala de aula:

- Exposição dos temas em debate com os estudantes (estudante-docente e estudante-estudante).

- Utilização de laboratórios virtuais desenvolvidos pelo docente para demonstração dos conceitos

- Realização de trabalhos de grupo

- Resolução de exercícios de aplicação

- Discussão de Casos de Estudo

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os aspectos técnicos, normativos e regulamentares relacionados com as diversas áreas de análise da qualidade ambiental interior;

2. Capacidade de integrar as informações sobre os vários aspectos parcelares relevantes para a qualidade ambiental em espaços interiores (qualidade do ar interior, ambiente térmico, ruído, vibrações, iluminação).

3. Capacidade para realizar diagnósticos da qualidade do ambiente interior e propor medidas de melhoria.

4. Capacidade para integrar os conhecimentos relacionados com a Qualidade Ambiental dos Espaços Interiores nas actividades profissionais relacionadas com projecto, construção, instalação, operação, licenciamento, e manutenção de edifícios e sistemas.

5. Capacidade para actuar como agentes de difusão do conhecimento relacionado com a disciplina, nomeadamente através da consciencialização da necessidade de harmonizar as preocupações relativas à qualidade ambiental interior com a necessidade da utilização racional da energia.

Estágio(s)

Não

Programa

Ambiente Térmico: Balanço Térmico do Corpo Humano. Mecanismos de Termoregulação. Índices de Avaliação do Ambiente Térmico. Normas para a Avaliação de Ambientes Térmicos (ISO 7730, ISO 7726 e ISO 7243). Equipamentos de Medida e seus Requisitos.

Qualidade do Ar Interior: Conceitos Gerais. Síndroma do Edifício Doente. Principais elementos poluentes no ar interior. Metodologias de Avaliação da Qualidade do Ar. Regulamentação e Normalização Existente. Estratégias para uma boa QAI.

Ruído: Conceitos Básicos. Principais Descritores do Ruído, Percepção Humana do Som. Aparelhos de Medição de Ruído e seus Requisitos. Análise em Frequência do Som. Condicionamento acústico de espaços interiores. Índices de qualidade acústica.

Vibrações: Conceitos Gerais. Principais Descritores de Vibração. Aceleração equivalente e Factor de Crista Norma ISO 2631. Medidas Correctivas. Equipamentos de Medida e seus Requisitos.

Iluminação. Espectro de Radiação electromagnética. Qualidade da iluminação.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Carlos Gameiro da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

2005 Ashrae Handbook – Fundamentals American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, Atlanta, USA.

 

P. O Fanger , Thermal Comfort, Danish Technical Press

 

F. J. Rey Martinez, R. Cena Callejo – Edificios saludables para trabajadores sanos: calidade de ambientes interiors, ed. Junta de Castilla e León, 2006

 

Griffin, M.J. (1990) Handbook of Human Vibration, Academic Press, London.

 

Beranek, L.L. 1996. Acoustics. Ed. McGraw-Hill

 

S Corgnati, M. Gameiro da Silva. 2012 – Indoor Climate Quality Assessment, guidebook nr. 14 of REHVA, Brussels

 

M. C. Gameiro da Silva, “Virtual Laboratories for a Course about Indoor Environmental Quality”, Special Issue of International Journal on Emerging Technologies in Learning, November 2009 doi:10.3991/ijoe.v5s2.1107

 

M. C. Gameiro da Silva “ Aplicações Computacionais para Avaliação do Conforto Térmico, Revista Climatização, nº 56, Ano VIII, Março/Abril de 2008, pp 56-68