Edifícios e Meio Ambiente

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02010013
Área Científica
Ambiente e Construção
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas têm um formato tradicional, sendo essencialmente conduzidas através da exposição da matéria com o apoio de apresentações em PowerPoint e outros meios multimédia, incluindo filmes, sendo também dedicadas à análise e à resolução de problemas de aplicação dos conhecimentos teóricos.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se desenvolver potencialidades de aplicação prática relacionadas com diferentes interacções entre os edifícios e o meio ambiente. A partir do estudo de noções fundamentais sobre radiação solar e o fenómeno vento, abrem-se perspectivas de utilização orientadas para o ambiente construído. Com esta UC adquirem-se capacidades para intervir em áreas diversas, mas todas elas importantes para a definição do projecto, como a concepção bioclimática de edifícios, a utilização racional de energia e o desenvolvimento sustentável. A qualidade do ar em meio urbano, o conforto ambiental, a planificação de espaços urbanos de lazer, as alterações climáticas, a exposição a episódios de stress térmico, a prevenção dos riscos associados e os seus efeitos sobre a saúde constituem outros exemplos de conteúdos abordados na disciplina.

Estágio(s)

Não

Programa

Relações astronómicas Sol-Terra; caracterização da radiação solar; valores extraterrestres; dados meteorológicos; aparelhos de medida; fracção de insolação; determinação dos valores da radiação solar incidente em superfícies horizontais e inclinadas. Arquitectura solar passiva. Construir com o clima. Camada limite atmosférica. Acção aerodinâmica do vento sobre edifícios. Metodologias de estudo: simulação em túnel aerodinâmico; dinâmica de fluidos computacional. Influência do vento na ventilação de edifícios. Qualidade do ar em meio urbano. Estabilidade atmosférica. Influência da localização da fonte. Modelos de simulação. Climatologia urbana. A ilha de calor. Balanço energético. Conforto ambiental: a perspectiva aerotérmica. Alterações climáticas e desenvolvimento sustentável.

Fenómenos térmicos extremos: ondas de frio e de calor. Prevenção e avaliação de riscos: o desempenho térmico do ambiente edificado e a protecção dos ocupantes.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 100.0%

Bibliografia

Iqbal.M., An Introduction to Solar Radiation, Academic Press, 1983

S. Eskinazi, Fluid Mechanics and Thermodynamics of our Environment, Academic Press, 1975.

M. Santamouris Energy and Climate in the Urban Built Environment, James and James, London, 2001

E. Plate, Engineering Meteorology, Elsevier, 1982.

K. Wark e C.F. Warner, Air Pollution, Its Origin and Control, Harper Collins, 1981.

D.A. Quintela, Apontamentos sobre Energética do Meio Ambiente, 1990.