Introdução à Programação e Resolução de Problemas

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
01007758
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática Elementar

Pensamento Lógico e capacidade de Abstracção

Métodos de Ensino

Modelo lectivo baseado num docente por turma, sem distinção formal entre aulas teóricas e práticas.Aprendizagem contextualizada, com exemplos e projectos concretos da área gráfica como base de trabalho. A aprendizagem conceptual acompanhará de perto as actividades dos projectos em curso, procurando-se sempre que possível estimular a aprendizagem através das necessidades do projecto.Linguagem de programação usada: Processing, pelas elevadas capacidades gráficas, criada com objectivos semelhantes aos da disciplina. Modelo de funcionamento em aula promotor da aprendizagem autónoma e inter-pares.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo principal desta disciplina é permitir aos alunos dominar os conceitos base de programação e torná-los capazes de compreender e criar programas de pequena e média complexidade. Para isso é necessário que conheçam as características e a sintaxe de uma linguagem de programação e que desenvolvam técnicas de resolução de problemas adequadas à criação de programas de computador.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Computadores e Programas

2. Elementos gráficos simples: coordenadas e funções gráficas

3. Conceitos Básicos: variáveis, atribuição, expressões e funções aritméticas

4. Noções básicas de animação

5. Instruções de controlo: selecção e repetição

6. Funções

7. Introdução à programação orientada a objectos

8. Transformações

9. Arrays

10. Ficheiros

Docente(s) responsável(eis)

António José Nunes Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Avaliação contínua do desempenho em aula e de pequenos trabalhos que os alunos têm que entregar: 50.0%

Bibliografia

"Processing: A programming handbook for visual designers and artists". Casey Reas and Bem Fry. MIT Press. 2007.

"Learning Processing: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction", Daniel Shiffman. Morgan Kaufmann, 2008.

Site do Processing: www.processing.org