Introdução à Programação e Resolução de Problemas
1
2016-2017
01007758
Ciências Informáticas
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática Elementar
Pensamento Lógico e capacidade de Abstracção
Métodos de Ensino
Modelo lectivo baseado num docente por turma, sem distinção formal entre aulas teóricas e práticas.Aprendizagem contextualizada, com exemplos e projectos concretos da área gráfica como base de trabalho. A aprendizagem conceptual acompanhará de perto as actividades dos projectos em curso, procurando-se sempre que possível estimular a aprendizagem através das necessidades do projecto.Linguagem de programação usada: Processing, pelas elevadas capacidades gráficas, criada com objectivos semelhantes aos da disciplina. Modelo de funcionamento em aula promotor da aprendizagem autónoma e inter-pares.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo principal desta disciplina é permitir aos alunos dominar os conceitos base de programação e torná-los capazes de compreender e criar programas de pequena e média complexidade. Para isso é necessário que conheçam as características e a sintaxe de uma linguagem de programação e que desenvolvam técnicas de resolução de problemas adequadas à criação de programas de computador.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Computadores e Programas
2. Elementos gráficos simples: coordenadas e funções gráficas
3. Conceitos Básicos: variáveis, atribuição, expressões e funções aritméticas
4. Noções básicas de animação
5. Instruções de controlo: selecção e repetição
6. Funções
7. Introdução à programação orientada a objectos
8. Transformações
9. Arrays
10. Ficheiros
Docente(s) responsável(eis)
António José Nunes Mendes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Avaliação contínua do desempenho em aula e de pequenos trabalhos que os alunos têm que entregar: 50.0%
Bibliografia
"Processing: A programming handbook for visual designers and artists". Casey Reas and Bem Fry. MIT Press. 2007.
"Learning Processing: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction", Daniel Shiffman. Morgan Kaufmann, 2008.
Site do Processing: www.processing.org