Tecnologias para a Web Social

Ano
3
Ano lectivo
2016-2017
Código
01007742
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de programação e programação para a Web.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição detalhada da matéria, recorrendo a suportes audiovisuais e exemplos práticos. É esperada uma participação activa por parte dos estudantes, de forma a promover a discussão dos tópicos abordados.

Aulas laboratoriais de acompanhamento à realização do projecto prático, no qual os estudantes deverão colocar em prática as competências adquiridas. Algumas das aulas laboratoriais são dedicadas à realização de workshops práticos de programação, em que são implementadas pequenas aplicações fazendo uso dos conceitos e tecnologias abordados.

Resultados de Aprendizagem

Após completar a unidade curricular, o estudante deverá ter a capacidade de identificar aplicações e padrões associados à Web 2.0, assim como a capacidade de projetar e desenvolver aplicações para a Web Social, fazendo uso dos conceitos e tecnologias associados.

O estudante deverá, no decorrer da unidade curricular, melhorar as suas capacidades de desenvolvimento de aplicações Web, nomeadamente em termos de programação do lado do cliente, usando JavaScript.

O estudante deverá adquirir autonomia no estudo de formas de interação com aplicações de terceiros através das suas interfaces programáticas, assim como capacidade de desenvolvimento de aplicações Web que comuniquem com essas mesmas aplicações. Deverá ainda adquirir competências no domínio de representação visual de informação, sendo capaz de escolher a forma gráfica mais adequada para a visualização de dados recolhidos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Web 2.0 e Web Social

 1.1 Conceitos, Tecnologias e Serviços associados

2. JavaScript

 2.1 Conceitos, Desenvolvimento e Integração

3. jQuery e jQuery UI

 3.1 Conceitos e Uso

4. Depuração, Testes e Optimização de Aplicações Web

5. Arquitecturas e Protocolos na Web 2.0

 5.1 Arquitecturas e Padrões da Web 2.0

 5.2 Web Services, SOAP, REST

 5.3 Autenticação e Acesso

6. Grafos e Redes

 6.1 Conceitos e Implementação

 6.2 Redes Sociais

 6.3 Representação de Redes

7. Introdução à Visualização de Informação

 7.1 Conceitos Associados

 7.2 Evolução Histórica

 7.3 Integridade da Informação em Gráficos

8. Sistemas de Recomendação e Crowdsourcing

 8.1 Conceitos, Tipos e Classificação de Sistemas de Recomendação

 8.2 Conceitos, Tipos e Problemas associados ao Crowdsourcing

9. Recuperação de Informação e SEO

 9.1 Conceitos, Processo e Modelos

 9.2 Optimização para Motores de Busca

10. Web 3.0 e Web Semântica

 10.1 Conceitos, Visões e Tecnologias

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Ricardo Gonçalo Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua: 10.0%
Exame: 45.0%
Projecto: 45.0%

Bibliografia

- Paul Anderson. Web 2.0 and Beyond: Principles and Technologies. Chapman & Hall/CRC, 2012.

- Gavin Bell. Building Social Web Applications. O'Reilly, 2009.

- Joshua Porter, Designing for the Social Web. New Riders, 2008.

- James Governor, Dion Hinchcliffe e Duane Nickull. Web 2.0 Architectures. O’Reilly, 2009

- David Sawyer McFarland. JavaScript & jQuery: The Missing Manual. O’Reilly, 2011 (2ª edição)

- Edward R. Tufte, The Visual Display of Quantitative Information. Graphics Press, 2007.