Gestão de Projectos
3
2016-2017
01007731
Ciências Informáticas
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
1. Competências principais:
- Capacidade de decisão
- Competência em análise e síntese
- Capacidade negocial
- Competência em raciocínio crítico
- Criatividade
- Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos
- Competência em planear e gerir
2. Competências secundárias:
- Competência para resolver problemas
- Competência em trabalho em grupo
- Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área
- Preocupação com a qualidade
- Competência em investigar
Métodos de Ensino
Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem através de:
- Aulas teóricas apoiadas por aulas de exposição de casos;
- Aulas de exercícios de carácter prático;
- Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício.
Resultados de Aprendizagem
A produção multimédia exige a interacção de um conjunto diversificado de especialistas com perfis profissionais muito variado e apresenta uma mistura complexa de criatividade e tecnologia, o que introduz uma tensão contínua entre diferentes actores, objectivos e estilos de comunicação. O objectivo desta unidade curricular proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências essenciais ao desenho, gestão e avaliação de projectos multimédia, cobrindo os aspectos relacionados com a especificação, formação de equipas, planificação de tarefas, gestão da execução, monitorização e avaliação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Definindo um projecto multimédia. Requisitos e visão: comunicando com o cliente nas fases iniciais. Descrição do trabalho, briefing, propostas, acompanhamento, desenvolvimento e implementação.
2. Definir o conteúdo. Papel dos conteúdos nos projectos multimédia. Especificidade do processo de produção de conteúdos. Copyright e gestao de conteudos online.
3. Do conteúdo ao interface: decidindo o meio, o tratamento e a metáfora principal.
4. As equipas multimédia: o papel de cada especialidade. Gestão da equipa, mecanismos de comunicação e monitorização. Riscos específicos dos projectos multimédia.
5. Desenvolvimento pessoal: o gestor e a equipa. Estilos de gestão. Ferramentas.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Filipe de Jesus Mesquita
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua: 20.0%
Projecto: 80.0%
Bibliografia
Gordon Torr, Managing Creative People: Lessons in Leadership for the Ideas Economy, John Wiley & Sons, 2011
Jon Steel, Perfect Pitch: The Art of Selling Ideas and Winning New Business, John Wiley & Sons, 2006
Euro RSCG, The Creative Business Idea Book, A Smallwood & Stuart Book, 2011
Berkum, Scott, Making Things Happen: Mastering Projet Management, Orreily, 2008
Cunha, Paulo Ferreira, Manual de Retorica & Direito, Quid Juris Sociedade Editora 2007
Frame, J. Davidson, Managing Projects in Organizations: How to Make the Best Use of Time, Techniques, and People, Jossey-Bass, 2003
Larson, Elizabeth and Richard, Requirements Management, Part 1: Requirements Planning,Watermark Learning, Inc., 2009