Gestão de Projectos

Ano
3
Ano lectivo
2016-2017
Código
01007731
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

1. Competências principais:

- Capacidade de decisão

- Competência em análise e síntese

- Capacidade negocial

- Competência em raciocínio crítico

- Criatividade

-  Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos

-  Competência em planear e gerir

 

 2. Competências secundárias:

- Competência para resolver problemas

- Competência em trabalho em grupo

- Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área

- Preocupação com a qualidade

- Competência em investigar 

Métodos de Ensino

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem através de:

- Aulas teóricas apoiadas por aulas de exposição de casos;

- Aulas de exercícios de carácter prático;

- Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício.

Resultados de Aprendizagem

A produção multimédia exige a interacção de um conjunto diversificado de especialistas com perfis profissionais muito variado e apresenta uma mistura complexa de criatividade e tecnologia, o que introduz uma tensão contínua entre diferentes actores, objectivos e estilos de comunicação. O objectivo desta unidade curricular proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências essenciais ao desenho, gestão e avaliação de projectos multimédia, cobrindo os aspectos relacionados com a especificação, formação de equipas, planificação de tarefas, gestão da execução, monitorização e avaliação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Definindo um projecto multimédia. Requisitos e visão: comunicando com o cliente nas fases iniciais. Descrição do trabalho, briefing, propostas, acompanhamento, desenvolvimento e implementação.

2. Definir o conteúdo. Papel dos conteúdos nos projectos multimédia. Especificidade do processo de produção de conteúdos. Copyright e gestao de conteudos online.

3. Do conteúdo ao interface: decidindo o meio, o tratamento e a metáfora principal.

4. As equipas multimédia: o papel de cada especialidade. Gestão da equipa, mecanismos de comunicação e monitorização. Riscos específicos dos projectos multimédia.

5. Desenvolvimento pessoal: o gestor e a equipa. Estilos de gestão. Ferramentas.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Filipe de Jesus Mesquita

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua: 20.0%
Projecto: 80.0%

Bibliografia

Gordon Torr, Managing Creative People: Lessons in Leadership for the Ideas Economy, John Wiley & Sons, 2011

Jon Steel, Perfect Pitch: The Art of Selling Ideas and Winning New Business, John Wiley & Sons, 2006

Euro RSCG, The Creative Business Idea Book, A Smallwood & Stuart Book, 2011

Berkum, Scott, Making Things Happen: Mastering Projet Management, Orreily, 2008

Cunha, Paulo Ferreira, Manual de Retorica & Direito, Quid Juris Sociedade Editora 2007

Frame, J. Davidson, Managing Projects in Organizations: How to Make the Best Use of Time, Techniques, and People,  Jossey-Bass, 2003

Larson, Elizabeth and Richard, Requirements Management, Part 1: Requirements Planning,Watermark Learning, Inc., 2009