Design IV

Ano
3
Ano lectivo
2016-2017
Código
01007720
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

- Competência em investigar

- Competência em trabalho em grupo

- Competência em criatividade

- Competência em integrar e discutir aspectos da cultura do design

- Competencia em principios universais do design

- Competencia em metodologias do design

- Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.

- Competência em planear e gerir.

- Competência em comunicação oral e escrita.

- Conhecimentos de informática complentares ao âmbito dos conteúdos programmáticos

- Competência em raciocínio crítico

- Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área

- Preocupação com a qualidade

Métodos de Ensino

- Aulas teórico-práticas apoiadas por aulas de exposição de casos;

- Aulas de exercícios de carácter prático com avaliaçção contínua;

- Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício.

(não existirá diferenciação entre aulas teórico práticas e aulas laboratoriais)

Resultados de Aprendizagem

- Confiança com metodologias de planeamento e desenvolvimento de projeto para meios digitais

- Preparação de conteúdos para narrativas digitais e interactivas (edição, guionismo, prototipagem)

- Aplicação de noções elementares de harmonia, melodia e ritmo a conceitos visuais complexos e abstractos

- Conhecer as principais ontologias ligadas ao design e ao som. Amplitude, Duração, Pitch e Timbre

- Aplicação e análise de teorias da imagem em movimento

- Design multimédia em contextos performativos expandidos, Música, Dança, Teatro e Arte

- Elaborar um portefólio digital.

Estágio(s)

Não

Programa

 Planeamento do projecto para design de conteudos multimédia

- O texto e a imagem digital entre a poesia, a música e o design

- Cultura do packaging na industria da música, e a sua transposição (Remediation) em suportes sonóros digitais

- Estrutura de conteúdos

- Gestão de recursos

- Conteúdos digitais e autoria

- Portefólio

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Sucena Silveira Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 5.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 5.0%
Trabalho de investigação: 5.0%
Resolução de problemas: 5.0%
Projecto: 80.0%

Bibliografia

ARMSTRONG, F. Hearing Type in Baseline nº 42 web. http://www.aiga.org/content.cfm/hearing-type

BOLTER, D. , GRUSIN R. Remediation: Understanding New Media.

The MIT Press, 2000.

BRINGHURST, R. The Elements of Typographic Style. Vancouver: Hartley & Marks, 1997

WALTERS, J. L. Sound, Code, Image. Eye nº26. Ed. Max Bruinsma. 1997

GERSTNER, K. Designing Programmes. 3rd. Ed. 2008. Lars Muller Publishers.

MASSIN, La Letre et L’ímage. Galimard, 1993

MARGOLIN, V. The Struggle for Utopia. Rodchenko, Lissitski, Moholy-Nagy. 1917-1946. Chicago Press. 1997

HELFLAND, J. Screen, Essays on Graphic Design, New Media, and Visual Culture”. Princeton Architectural Press: New York 2001

KITTLER, F. Gramophone, Film, Typewriter. Stanford University Press: s.l. 1999.

PLATZER, Frédéric. Compêndio de Música. Edições 70. 2000