Design IV
3
2016-2017
01007720
Audiovisuais e Produção dos Media
Português
E-learning
Semestral
8.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
- Competência em investigar
- Competência em trabalho em grupo
- Competência em criatividade
- Competência em integrar e discutir aspectos da cultura do design
- Competencia em principios universais do design
- Competencia em metodologias do design
- Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.
- Competência em planear e gerir.
- Competência em comunicação oral e escrita.
- Conhecimentos de informática complentares ao âmbito dos conteúdos programmáticos
- Competência em raciocínio crítico
- Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área
- Preocupação com a qualidade
Métodos de Ensino
- Aulas teórico-práticas apoiadas por aulas de exposição de casos;
- Aulas de exercícios de carácter prático com avaliaçção contínua;
- Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício.
(não existirá diferenciação entre aulas teórico práticas e aulas laboratoriais)
Resultados de Aprendizagem
- Confiança com metodologias de planeamento e desenvolvimento de projeto para meios digitais
- Preparação de conteúdos para narrativas digitais e interactivas (edição, guionismo, prototipagem)
- Aplicação de noções elementares de harmonia, melodia e ritmo a conceitos visuais complexos e abstractos
- Conhecer as principais ontologias ligadas ao design e ao som. Amplitude, Duração, Pitch e Timbre
- Aplicação e análise de teorias da imagem em movimento
- Design multimédia em contextos performativos expandidos, Música, Dança, Teatro e Arte
- Elaborar um portefólio digital.
Estágio(s)
NãoPrograma
Planeamento do projecto para design de conteudos multimédia
- O texto e a imagem digital entre a poesia, a música e o design
- Cultura do packaging na industria da música, e a sua transposição (Remediation) em suportes sonóros digitais
- Estrutura de conteúdos
- Gestão de recursos
- Conteúdos digitais e autoria
- Portefólio
Docente(s) responsável(eis)
António Manuel Sucena Silveira Gomes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 5.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 5.0%
Trabalho de investigação: 5.0%
Resolução de problemas: 5.0%
Projecto: 80.0%
Bibliografia
ARMSTRONG, F. Hearing Type in Baseline nº 42 web. http://www.aiga.org/content.cfm/hearing-type
BOLTER, D. , GRUSIN R. Remediation: Understanding New Media.
The MIT Press, 2000.
BRINGHURST, R. The Elements of Typographic Style. Vancouver: Hartley & Marks, 1997
WALTERS, J. L. Sound, Code, Image. Eye nº26. Ed. Max Bruinsma. 1997
GERSTNER, K. Designing Programmes. 3rd. Ed. 2008. Lars Muller Publishers.
MASSIN, La Letre et L’ímage. Galimard, 1993
MARGOLIN, V. The Struggle for Utopia. Rodchenko, Lissitski, Moholy-Nagy. 1917-1946. Chicago Press. 1997
HELFLAND, J. Screen, Essays on Graphic Design, New Media, and Visual Culture”. Princeton Architectural Press: New York 2001
KITTLER, F. Gramophone, Film, Typewriter. Stanford University Press: s.l. 1999.
PLATZER, Frédéric. Compêndio de Música. Edições 70. 2000