Comunicação Multimédia

Ano
3
Ano lectivo
2016-2017
Código
01007714
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

1. Competências principais:

Competência em comunicação oral e escrita. Competência em gestão da informação. Competência em organização e planificação. Competência em trabalho em equipas interdisciplinares. Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área Criatividade. Competência em investigar.

 2. Competências secundárias:

Competências em análise e síntese. Competência em trabalho de grupo. Adaptabilidade a novas situações. Competência para resolver problemas. Preocupação com a qualidade.

Métodos de Ensino

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem através de:

-  Aulas teóricas apoiadas por aulas de exposição de casos;

-  Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício.

-  Exercícios com carácter real, onde os alunos aplicam o conhecimento segundo uma prática próxima de uma dinâmica profissional.

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular explora a relação entre a comunicação (canais e meios) e os meios digitais (especificidade, caracteristicas e potencialidades). Os meios de comunicação digital impõe constrangimentos específicos aos processos comunicativos, não só pela especificidade do meio mas também pelos contextos em que são utilizados. Comunicar nos meios digitais exige por isso competências próprias que permitam uma comunicação eficaz. Esta unidade curricular introduz os diferentes tipos de meios de comunicação digital e as suas características. O aluno após esta unidade curricular será capaz de conceptualizar e materializar um projeto seguindo uma metodologia alargada a diversos meios, canais e plataformas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A especificidade da comunicação multimédia. Interactividade, multiplicidade de factores de dispersão, produção em equipas.      

2. Definição dos canais de comunicação, plataformas e meios vigentes. Crossmedia, interdisciplinearidade e declinação de conteúdos e conceitos em multimeios.

3. Estratégias, planificação e metodologia aplicada a diferentes formas e conteúdos de  comunicação. Redes sociais, activação de marcas e campanhas.  

4. Narrativas em suporte multimédia: da linearidade à não linearidade. 

5. Os cenários de produção de conteúdos digitais: as equipas de produção, principais papeis e áreas de especialidade. Questão de gestão, coordenação e comunicação em equipas de produção de conteúdos

Docente(s) responsável(eis)

Paul David Hardman

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (assiduidade e pontualidade; participação nas aulas e empenho; formulação de perguntas pertinentes; espírito crítico e capacidade de raciocínio; evolução ao longo do semestre).: 20.0%
Projecto: 80.0%

Bibliografia

Hollis, R. (2001). Graphic Design, A Consise History. London: Thames & Hudson

 

Meggs, F. &. (2009). História do Design Gráfico. São Paulo : Cosac naify

 

Paul Elliman, M. R. (1996). Designed Screens: a compendium. Obtido em 2 de Janeiro de 2012, de 2 x 4: http://2x4.org/ideas/8/

 

D, Founders. (2010). 5D: The Future of Immersive Design. Obtido em 1 de Agosto de 2012, de 5D, The future of Immersive Design: http://5dconference.com/about

 

Brinkmann, R. (2008). The art and science of digital compositing. 30 Corporate drive, Suite 400, Burlington, MA 01803, USA: Morgan Kaufmann.

 

Mckibben, Bill (2012).The Age of Missing Information. Random House, New York, USA.